CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Canalha (que é que tem nessa cabeça irmão)

É muito desconfortável para nós, contemporâneos, assistir a cultura fedendo na lata de lixo, a miséria intelectual fascistóide defecando pela boca. Walter Franco segue em sua Vela Aberta, cantando a dor Canalha, dizendo Respire Fundo de Coração Tranquilo, mas que também se dilacera num campo de batalha, um grito que se espalha...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Faleceu o compositor vanguardista Walter Franco, que fazia parte da geração, nas décadas de 1960/70, dos malditos da música e poesia brasileira, ao lado de Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Wally Salomão, Tom Zé, Paulo Leminski, Torquato Neto, Jards Macalé e Capinam.

O artista plástico Hélio Oiticica cunhou a frase, “Seja marginal, seja herói”, que resumia uma série de trabalhos que ficou conhecido como Marginália, a contracultura que impôs derrotas à censura na ditadura militar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse grupo faz oposição ao Homem cordial, definido pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda em seu livro Raízes do Brasil. O homem cordial define as virtudes do brasileiro, como a hospitalidade e generosidade, tão elogiadas pelos estrangeiros.

Acompanhando a força popular no Chile e Equador, fico pensando que está na hora de o brasileiro ser mais marginal que cordial; mais mimeógrafo que computador, mais Navilouca que Website. Está na hora do brasileiro aprender a afinar o instrumento de dentro pra fora, de fora pra dentro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É muito desconfortável para nós, contemporâneos, assistir a cultura fedendo na lata de lixo, a miséria intelectual fascistóide defecando pela boca, o gado pisando em nossas flores, os ianques descendo de paraquedas em nossos quintais, acampando na areia das praias onde nossos violões e pranchas davam viço ao nosso corpo e as nossas ideias.

Walter Franco segue em sua Vela Aberta, cantando a dor Canalha, dizendo Respire Fundo de Coração Tranquilo, mas que também se dilacera num campo de batalha, um grito que se espalha...

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO