CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Castelo avatar

Carlos Castelo

Jornalista, sócio-fundador do grupo Língua de Trapo, um estilo sem escritor

113 artigos

blog

Cancelar é preciso, viver não é preciso

"O momento é de cancelar, não de restaurar"

Mamãe Falei (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Se hoje um indivíduo proferir algo que não se coaduna com o que o resto do cardume acredita, se afundará no lodo.

O momento é de cancelar, não de restaurar. Por causa da guerra na Europa, só para ficar numa das normas atuais, devemos abolir Dostoiévski, Tolstói, Tchecov, Bábel e até o Mendeleiev, inventor da Tabela Periódica. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fato combina com a nova Idade Média na qual estamos metidos até o pescocinho. Religiosidade de Estado, servos da gleba, milícias e a fogueira dos cancelamentos públicos.

Todo esse imbróglio acabou me fazendo voltar ao ano de 1988. Eu estava me iniciando na crônica, era colaborador da coluna Antena, no Caderno 2, do Estadão. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Viajei para os EUA para produzir uma matéria sobre a maratona de Nova Iorque (que nunca saiu). E, claro, aproveitei os momentos de folga para rever Mid-Manhattan. Subi nas Torres Gêmeas, fui ao Blue Note assistir ao show do trompetista Freddie Hubbard e ainda estiquei até Providence a fim de conhecer a cidade natal de Howard Philip Lovecraft. Não podia também deixar de ir a um programa dos mais nova-iorquinos: ver Woody Allen tocando dixieland no Elaine’s.

Naquele ano, Allen completava oito anos de união com Mia Farrow. Havia acabado de rodar “A Outra”, sua versão de Morangos Silvestres. Assumidamente bergmaniano, o artista contratara até o fotógrafo sueco Sven Nykvist para trazer mais impacto visual a esse longa-metragem repleto de perguntas incômodas e reflexões existenciais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi ele, naquele momento histórico de final dos anos 1980, que vi entrar no palco do restaurante carregando sua clarineta, supostamente uma Buffet Crampon. A banda tocou os números de sempre: Lonesome Blues, Swing a Lullaby e Wild Man Blues, entre outras. Confesso, inclusive, que me decepcionei com o Woody Allen músico. Considerei a performance débil, para não dizer desafinada.

No entanto, a desinteressada stravaganza musical de Allan Stewart Konigsberg não mudaria nem um milímetro do meu arrebatamento por estar tão perto daquele que fora responsável por grande parte do meu interesse em escrever textos de humor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quatro anos depois daquela noitada no Elaine’s, Dylan Farrow afirmaria que fora abusada sexualmente pelo seu pai adotivo, aos sete anos de idade. No ano seguinte, Woody Allen foi inocentado das acusações, após 14 meses de investigação do Departamento de Polícia e Serviço Social de Nova York. 

Foi absolvido pela Justiça, mas, ainda assim, lançado às chamas do cancelamento da Idade Mídia. Por outro lado, aos 86 anos, mesmo chamuscado pelas trevosas labaredas do século XXI, ainda se discute o fenômeno Woody Allen. Ou, como o próprio disse, certa vez: “só há um tipo de amor que dura, o não correspondido.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, pelo visto, quanto mais não o amarem, mais o amarão. 

Encerro então por aqui esta crônica, antes que ela também seja cancelada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO