CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Fernando Padulla avatar

Luiz Fernando Padulla

Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'

130 artigos

blog

Carta aberta ao Senador Rodrigo Pacheco sobre a PL do Veneno

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prezado Senador Rodrigo Pacheco,

Meu nome é Luiz Fernando Leal Padulla, sou biólogo, professor, Especialista em Bioecologia e Conservação, Mestre em Ciências e Doutor em Etologia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O motivo de enviar esta carta ao senhor é para solicitar que não permita essa aprovação absurda desse Projeto de Lei (PL 1459/2022, que objetiva substituir a atual Lei dos Agrotóxicos - Lei 7.802/1989), que vai contra os princípios da sustentabilidade e, consequentemente, da vida.

Sabemos do lobby que as grandes corporações promovem na política, sob a tutela da bancada ruralista. Lobby esse que é forte e direcionado para um modelo de destruição e morte, tendo como interesses as cinco gigantes transnacionais dos agroquímicos (Syngenta, Basf, Bayer/Monsanto, Corteva e FMC), responsáveis por mais de 70% de todo mercado mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No entanto, sendo representantes do povo, não podem ficar reféns desse tipo de interesse. Seus atos e projetos devem ser de interesse popular e democrático, tornando nossa democracia não apenas representativa, mas verdadeiramente participativa ao ouvir a opinião dos cidadãos.

Este é um PL que vai contra tudo aquilo que estamos desejando para melhorar não apenas a produção de alimentos saudáveis e de verdade, mas contraria a própria defesa da vida, seja ela humana, animal ou de todos os demais organismos necessários para o equilíbrio ambiental. E, se realmente estão comprometidos com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), negar esse afrontoso PL é a única alternativa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não irei aqui dizer de forma técnica todos os problemas associados aos agrotóxicos. Os pareceres de entidades de pesquisas e cientistas falam por si. Casos de disruptura hormonal, alterações neurológicas, alergias, contaminação permanente do ambiente e tantos outros problemas causados pelos agrotóxicos estão mais do que comprovados. Vivemos uma verdadeira epidemia de novos casos de câncer e autismo, doenças comprovadamente relacionados com os agrotóxicos.

Entre os pontos que destaco deste PL, que merecem atenção para que seja efetivamente negado, estão:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

a) a substituição do termo “agrotóxico” por “pesticida” é uma tentativa abjeta de mascarar os perigos dessas substâncias;

b) retirar o poder de aprovação de um novo agrotóxico da Anvisa e do Ministério do Meio Ambiente – órgãos que defendem a saúde da população e do meio ambiente –, transferindo a responsabilidade exclusivamente para o Ministério da Agricultura, é a prova de que este PL não se preocupa com a saúde e o ambiente, atendendo apenas aos interesses das corporações da indústria química do agronegócio;

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

c) a permissão do registro de substâncias comprovadamente cancerígenas, com base em centenas de estudos científicos.

d) amplia a possibilidade de registro temporário de agrotóxicos ao liberar substâncias que ainda não foram analisadas, expondo a população a mais riscos e transformando pessoas em verdadeiras cobaias. Ou seja, permite-se um “tiro no escuro” cujas consequências poderão ser catastróficas e irreversíveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esses são apenas alguns dos alertas que reafirmo e apelo ao senhor nesta carta. Afinal, não há necessidade de novos agrotóxicos, e muito menos expandir o uso desses venenos nas culturas, tornando o Brasil no maior consumidor desses produtos em escala mundial, o que é preocupante e vergonhoso, dadas as possibilidades de produção negligenciadas pelo Estado.

Nosso país, por sinal, teria grandes condições de ser referência na produção agroecológica, sem a necessidade de novos venenos sendo liberados de forma rasteira e facilitada por esse PL. Por sinal, é inadmissível que cerca de 30% dos agrotóxicos ainda em uso no país, já estejam banidos e proibidos na própria União Europeia. Ou seja, os agrotóxicos que não querem mais, por saberem que são danosos e mortais, seguem sendo usados no Brasil para que não tenham prejuízo – um neocolonialismo.

Em recente estudo que testou a presença de 27 pesticidas na água dos brasileiros, 21 destes estão proibidos na União Europeia por justamente oferecerem riscos à saúde e ao meio ambiente. Somente entre janeiro de 2019 a junho de 2022, dos 1801 agrotóxicos liberados, 818 (ou seja, 50,8%) continham pelo menos um ingrediente ativo banido na União Europeia.

Os senhores tiveram a oportunidade de ouvir recentemente o parecer do relator especial sobre Tóxicos e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Marcos Orellana, que criticou a falta de um debate mais aprofundado sobre o PL do Veneno, restrito à Comissão de Agricultura, restringindo aos interesses da bancada ruralista e “deixando de lado critérios científicos para a elaboração de processos de registro dos pesticidas, incluindo as substâncias que geram câncer, má formação e mutações genéticas”.

Sem me alongar, é sabido que não há falta de alimento no mundo e no Brasil. O que falta é a distribuição de forma humana, permitindo acesso por parte de todos. O que se vê em nosso país, infelizmente, é o interesse de grandes latifúndios que produzem grãos, visando a exportação de commodities para seus lucros, portanto, sem gerar alimento de verdade.

Lembremos do ocorrido em plena pandemia, no ano de 2021: dada a crise político-sanitária o dólar valorizou e as exportações foram privilegiadas, enquanto a população brasileira passava fome e, quem podia, teve que pagar quase R$50,00 o pacote de arroz, para citar um único exemplo.

Para ilustrar como esse interesse pelos venenos não visa a produção de alimentos, lembro que 79% dos agrotóxicos utilizados em território brasileiro estão concentrados em quatro culturas (52% na soja, 10% no milho, 10% na cana-de-açúcar e 7% no algodão) que não são utilizadas como comida. A soja e o milho são produzidos quase que em sua totalidade para alimentação animal aqui ou no exterior (no caso, 93% da soja e 80% do milho). E a expansão dessas culturas de commodities segue crescendo, enquanto as áreas de feijão, arroz e mandioca caem a cada ano, desde 2016, gerando ainda mais insegurança alimentar à população brasileira.

Assim, prezado Senador, esse PL, além de abusivo, é desnecessário perante os argumentos que a bancada ruralista tenta levantar. O que precisamos não é de mais venenos/agrotóxicos, mas de políticas públicas que financiem a agroecologia, tal como a aprovação do PNaRA (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos), já aprovado na Comissão Especial da Câmara e que aguarda o plenário da Câmara.

Sendo assim, tendo ainda as promessas e preocupações levantadas durante a COP 27, peço em nome de tantas outras pessoas (eleitores e cidadãos) que não aprovem mais esse retrocesso, que afetaria não apenas cada um de nós, mas toda a imagem ambiental de nosso país.

Desde já agradeço pela atenção.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Luiz Fernando Leal Padulla

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO