CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Henrique Matthiesen avatar

Henrique Matthiesen

Bacharel em Direito

102 artigos

blog

Carta ao Caco Barcelos

Seu depoimento sobre sua admiração ao ex-governador Leonel Brizola, num momento em que a sociedade brasileira está estupefata com a descrença da classe política, foi extraordinária. Seu reconhecimento à uma das obsessões de Brizola que era a educação, demonstra que o senhor não perdeu suas referências na construção de sua cidadania

Jornalista Caco Barcellos (Foto: Henrique Matthiesen)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Caro Caco Barcelos,

Sou um grande admirador do seu trabalho, do seu jornalismo investigativo, da sua primazia em contar-nos enredos com sensibilidade, num olhar humanista, crítico e verdadeiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Meu primeiro contato com a sua obra foi através do livro de sua autoria "Rota 66". Intrigante narrativa de uma polícia que mata, que assassina, que massacra.

Nesta sua magnífica obra vejo as digitais indeléveis da sensibilidade com que o senhor aborda as vítimas de um dos esquadrões da morte mais perversos do Brasil. Seu recorte nos revela de forma rude e gritante a questão social, os padecentes escolhidos pelos bandidos fardados, pobres, negros, filhos da miséria, da ausência do Estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém, tenho que confessar que a obra que eu mais gostei foi seu outro livro "O Abusado - o Dono do Morro da Dona Marta." Obra arrebatadora. Um dos raros livros que tem o dom viciante da narrativa apaixonante e densamente reflexiva.

As contradições éticas, morais e legais, se misturam na compreensão de mergulharmos na formação do pensamento, da lógica perversa do tráfico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As reflexões de Juliano VP (codinome de um conhecido traficante) nos traz a incomoda, mas indispensável, meditação dos meandros do abandono estatal, onde oportuniza a ascensão de "empresas" - organizações criminosas - para ocupar esses espaços vazios.

É desconcertante observar as preocupações do dono do Morro com os flagelos sociais, com o cuidado de sua comunidade, mesmo pelas vias inversas, como o tráfico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Abusado", é uma obra prima, no sentido de que nos leva ao submundo do crime, mas ao mesmo tempo nos revela a luta de uma comunidade abandonada em suas necessidades básicas de cidadania, e que encontra na organização criminosa seu derradeiro amparo de subexistência.

Entretanto, o que me emociona ao escrever esta carta ao senhor, foi sua recente entrevista no programa "Conversa com Bial", da Rede Globo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seu depoimento sobre sua admiração ao ex-governador Leonel Brizola, num momento em que a sociedade brasileira está estupefata com a descrença da classe política, foi extraordinária.

Seu reconhecimento à uma das obsessões de Brizola que era a educação, demonstra que o senhor não perdeu suas referências na construção de sua cidadania.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governador dos pés de chinelos, suas referências sobre a importância de uma escola libertária, da pobreza, da indigência, da escola desonesta que temos hoje é um dos entraves que o Brasil insiste não enxergar.

De fato, assim como Brizola e Darcy Ribeiro ponderavam que não existe cavalo sem ferradura, bezerros abandonados, galinhas sem dono, mas existem crianças de rua, crianças passando fome, crianças abandonadas.

Escola de tempo integral, onde o Estado é corresponsável pelo seu futuro, é uma questão de política de Estado e investimento em futuro, é cuidado com a verdadeira riqueza de uma nação digna dessa acepção.

Senhor Caco Barcelos é gratificante ver seu testemunho num Brasil hipócrita que não conhece sua história e que abandona suas crianças.

A educação de qualidade é o único caminho para um dia termos um país mais equânime.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO