CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Casa Civil tira da Economia status de superministério

"A resolução publicada hoje no Diário Oficial criando um grupo de trabalho para coordenar ações de recuperação da economia não mostra apenas o crescente fortalecimento do titular da Casa Civil (Braga Netto) no governo, mas sobretudo o enfraquecimento de Guedes", informa Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Walter Braga Netto e Paulo Guedes (Foto: Carolina Antunes/PR | REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia

O ministro chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, está expandindo sua influência para muito além das ações governamentais do combate à pandemia de coronavírus e penetrou num território até agora intocado: o superministério da Economia de Paulo Guedes. A resolução publicada hoje no Diário Oficial criando um grupo de trabalho para coordenar ações de recuperação da economia não mostra apenas o crescente fortalecimento do titular da Casa Civil no governo, mas sobretudo o enfraquecimento de Guedes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo texto, o grupo será integrado por integrantes de 15 ministérios, inclusive os chamados da Casa, que reúnem os militares do Planalto. A pasta da Economia participará em pé de igualdade com as demais, com um titular e um suplente indicados pelo ministro. Em 90 dias, esse grupo vai apresentar a Braga Netto, que coordena o grupo, propostas de ação abrangendo uma ampla gama de atribuições e setores, que vão desde diretrizes para a destinação de emendas parlamentares , “em articulação com o Congresso”, a propostas na área de infra-estrutura relativas a obras públicas e parcerias com o setor privado.

O grupo também fará para a Casa Civil propostas para desburocratizar e simplificar procedimentos administrativos, com o uso de tecnologia da informação, relativos a contratações públicas, criação e extinção de pessoas jurídicas, aspecatos regulatórios e licenciamento ambiental, “entre outros”. Sem falar na genérica proposição de “ações estruturantes, atos normativos e medidas legislativas para a retomada das atividades afetadas pela Covid-19 em âmbito nacional”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como se vê, cabe quase tudo aí – e quase tudo que até hoje estava nas mãos da superpasta da Economia. No formato definido, tudo indica que Paulo Guedes e sua equipe terão papel secundário em muitas das ações na área de infra-estrutura, administrativa, de distribuição regional de recursos e do uso de estatais na recuperação da economia pós-pandemia.

O que o ministro da Economia acha disso, ninguém sabe. Mas seu comportamento recente, fruto de um desgaste iniciado antes da pandemia, mostra que Guedes perdeu o entusiasmo e a vontade. Presente ocasionalmente em Brasília, tem cumprido suas obrigações – nesta segunda, por exemplo, tentou evitar, em vão, a aprovação pela Câmara do projeto de ajuda financeira aos estados. Não impediu a  fragorosa derrota, vai atuar no Senado e, no limite, pedir o veto a Jair Bolsonaro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas é isso o que Paulo Guedes sabe fazer: defender a área fiscal. Ele tem também anunciado as diversas medidas de ajuda a setores da economia contra a recessão que se instala. Mas é nítido que anda desconfortável nesse papel, muito distante da missão liberal de aprovar reformar e reduzir o Estado. Talvez tenha percebido que essa agenda não voltará e que não terá mais muito o que fazer no governo. O superministério agora é a Casa Civil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO