CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Artur Figueiredo avatar

Artur Figueiredo

Jornalista e professor, com especialização em comunicação. Colaborador do portal Yahoo, comentarista, colunista: rádios Poliesportiva, Metropolitana AM 1070, redator do portal Torcedores.com, Assessoria de Comunicação da equipe União Mogi e colunista do jornal Gazeta Regional.

18 artigos

blog

Caso João Alberto: Racismo estrutural, o “Apartheid” brasileiro!

Se o estado não resguarda os direitos básicos de negros, pobres periféricos, a segurança trata de fazer a divisão de classes, aos requintes de crueldade

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Um fato tem pautado as famílias brasileiras: a ascensão do ódio através da legitimação do governo Bolsonaro. O caso João, homem negro que foi espancado até a morte na rede Carrefour. A violência ascendeu as questões sociais, o racismo estrutural e a relativização de crimes. 

Diante a repercussão negativa, o Carrefour emitiu uma nota, com intenção de esclarecer o caso. Entretanto, a mensagem sequer reparou os erros do passado e chancelou o verdadeiro “senso criminal”, ou seja, relativizou mais uma tragédia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O crime aconteceu em Porto Alegre, capital gaúcha. Foi alegado que houve uma discussão no setor dos caixas entre João (vítima) e a atendente. Ao final, o mesmo foi colocado para fora do estabelecimento, por seguranças particulares. 

Foi citado também uma suposta agressão entre um dos seguranças e João Alberto. Posteriormente, o que se viu foi um espancamento sumário. Alberto faleceu, em decorrência de um estrangulamento, após diversos socos, deferidos por 2 seguranças. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vídeos gravados documentaram o crime. A instituição comercial assistiu de forma conivente e complacente, entre aspas, legitimando as atuações de seus colaboradores. Em nota, o Carrefour não reparou o erro e jogou a culpa nas empresas terceirizadas, contratadas para fazer a segurança da loja. 

O mais aterrorizante é que mesmo depois da omissão dos demais agentes, haja pessoas, políticos, grupos, a própria sociedade, que simplesmente busque um algum senso moral para justificar tal feito. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As explanações são diretas e caracterizam de forma bem objetiva, o conceito de racismo estrutural. “Ele tinha passagens pela polícia. Ele foi hostil com a atendente. Ele era um criminoso”. Narrativas como essa ascendem a divisão de raças , a guerra de classes, o “Apartheid” brasileiro. 

Se o estado não resguarda os direitos básicos de negros, pobres periféricos, a segurança trata de fazer a divisão de classes, aos requintes de crueldade. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se a construção de direitos, de justiça social, existe para apenas uma parcela da sociedade, que se consolidou através dos privilégios e uma “meritocracia” mentirosa , que rechaçou o viés escravista que carrega a trajetória de séculos de escravidão. 

Livre? Liberdade se define por justiça social, não por autoritarismo ou até mesmo no discurso do olho por olho , dente por dente. As políticas públicas tão importantes para emergir um povo, tampouco são efetivadas na busca de um pedido de desculpas que nunca vem. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O hiato, o ostracismo, a violência, as injustiças, a consciência de classe, ambas estão sendo secundárias e tampouco discutidas pelos órgãos responsáveis. O vice presidente Hamilton Mourão declarou que no Brasil não há racismo. 

São falas como essa que definem literalmente a relativização de crimes raciais , além do papel do estado em resguardar direitos básicos que estão na constituição federal. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando começou a política de cotas raciais, automaticamente, parte da sociedade definiu como privilégios , tapando os olhos para o passado de exclusão e marginalização de milhares de negros que tiveram vidas ceifadas , por senhores de engenho. 

A escravização de negros ainda passa por um debate muito superficial. Se em governos conservadores, as pautas progressivas são deixadas de lado para deixar o mercado fazer a implementação do racismo estrutural. 

Quem tem recursos, ou seja, literalmente, dinheiro, que goze de seus direitos e privilégios. Quem não tem , simplesmente, se sucumbe. A romantização via capital deixou míope parte da sociedade que acredita numa pseudo democracia que sempre fez uma elite, como o elo de poder e protagonismo. 

Em pleno século 21, o debate de justiça social é colocado em segundo plano. Se o ódio enviezado é impactado pela relativização de crimes através do conservadorismo de outrora , a falta empatia tem definido o um erro de ordem social no Brasil. 

Estancar a violência social, diminuir as desigualdades, fazer justiça com os povos oprimidos, negros, povos indígenas, historicamente, ignorados por um estado que nunca existiu. 

Minimo para eles e máximo para os colonialistas, que impuseram um sistema de segregação e uma subdivisão racial ainda muito mais latente. 

Joãos, Marias, quantos mais negros terão que morrer , sejam, pelo racismo estrutural da omissão do estado nas políticas públicas ou até mesmo a violência policial nas periferias? Emergir é um dever, uma obrigação, do estado, dos governantes. 

Se as balas perdidas tem o endereço certo para as favelas de jovens descamisados, excluídos. O condomínio trata de tapar os olhos dos frios, indiferentes , da pseudo burguesia, que limitou a percepção de realidade social, econômica de uma nação inteira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO