CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

Catadores de lixo voltam a retratar Brasil real

"Número de catadores de lixo das grandes cidades brasileiras cresceu 21% apenas em 2018," escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalstas pela Democracia, citando reportagem do Valor Econômico; PML lembra que os catadores "sempre foram personagens destacados em nossa paisagem social e constituem uma marca dos tempos. Nos governos Lula, eram símbolos da luta contra a miséria e recebiam homenagens no Natal. Em 2019, em Guadalupe, um catador foi executado quando prestava socorro a uma família de inocentes, alvejada por 257 tiros de uma patrulha do Exército"   

Catadores de lixo voltam a retratar Brasil real (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado | Bianca C. L./CC)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia - Graças a uma reportagem de Taís Carrança publicada pelo Valor Econômico (10/5/2019) é possível ter uma idéia do retrocesso social em curso no país.

Símbolos do esforço dos governos Lula e Dilma para eliminar a miséria e a exclusão, que retirou o Brasil do mapa da fome da ONU, os catadores de lixo urbano e material reciclado agora são retrato de outra situação -- recessão prolongada e desemprego recorde, marcas típicas do país depois do golpe parlamentar de 2016.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conforme dados oficiais, em quatro anos, cresceu em 48% o número de brasileiros e brasileiras que reforçam a conta do fim do mês como catadores de lixo e material reciclável.

Em 2014 esse número era de 180 000 pessoas. Chegou a 268 000 no final de 2018. Apenas no ano passado, essa massa cresceu 21%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como pode observar qualquer pessoa atenta a paisagem das grandes cidades, não há o mais leve sinal, em 2019, de que opções melhores e mais vantajosas de trabalho estejam a caminho. Pelo contrário -- basta prestar atenção ao que acontece nas praças e calçadas. 

A razão é fácil de compreender. Última oportunidade de emprego antes da coleta em lixões e locais públicos, a construção civil encontra-se em recessão prolongada. Maior programa habitacional da história, o Minha Casa Minha Vida está em fase de desmonte, sem perspectiva de recuperação no horizonte.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há um agravante. Numa crise de longa duração e sem perspectiva, toda produção vem para baixo: menor produção gera menor consumo e menos lixo. Isso acontece com os materiais mais valiosos para recuperação e reciclagem, como plástico (menos 15% em cinco anos), alumínio (menos 15%) e papelão (menos 9,8%). Isso quer dizer que há mais braços nos lixões -- mas o material a ser coletado diminui.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Coletados pelo PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), os dados sobre os catadores cumprem a função necessária dos estudos sociais. Ajudam o país a conhecer a si mesmo, ponto de partida para buscar respostas eficazes para os própriosproblemas. O PNAD foi lançado em 1967, pelo mesmo IBGE que produz o Censo Demográfico, a cada dez anos.

Pela natureza científica de seus levantamento, o IBGE contribuiu para um melhor conhecimento da realidade social brasileira, produzindo informações confiáveis para o debate político, seja sobre distribuição de renda, desemprego, preconceito racial ou direitos da mulher. Não espanta, assim, que seja alvo frequente de crítica e suspeita de autoridades que temem o impacto político que seus levantamentos podem produzir.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recentemente, Jair Bolsonaro escandalizou os meios acadêmicos ao questionar o rigor dos dados sobre o desemprego. Paulo Guedes produziu um mal-estar geral quando defendeu um corte de 25% no Censo de 2020. Defendeu a supressão de perguntas que definiu como "desnecessárias" e  chegou a fazer uma piada estranha pela hora e lugar: "quem pergunta muito acaba descobrindo demais".   

Num país com marcado pela exclusão social, herança de três séculos de escravidão, os catadores sempre foram personagens destacados em nossa paisagem. Nos governos Lula, tinham presença obrigatória no Natal do presidente, numa homenagem solidária que comovia o país inteiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 2019, o catador Fernando Macedo foi uma das vítimas  do massacre de Guadalupe. Correu para socorrer aa família atingida por tiros de uma patrulha do Exército e morreu executado. 

Sinal dos tempos de todos nós, miseráveis ou não. Alguma dúvida? 

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO