CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leandro Fortes avatar

Leandro Fortes

Jornalista

322 artigos

blog

Cavalgaduras

"Difícil acreditar que esse porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, seja um general-de-divisão do Exército Brasileiro. Da ativa", escreve Leandro Fortes, do Jornalistas pela Democracia, após o general insinuar que o jornalista Glenn Greenwald cometeu crimes; "Mesmo que nas ruínas da nação, vamos ter que nos debruçar sobre a deformação militar"

(Foto: Senado | ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Leandro Fortes, do Jornalistas pela Democracia

Difícil acreditar que esse porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, seja um general-de-divisão do Exército Brasileiro. Da ativa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como chegamos a essa tragédia? Em algum momento, mesmo que nas ruínas da nação, vamos ter que nos debruçar sobre a deformação militar, no Brasil. 

Porque, em algum ponto do nosso tempo histórico, deixamos que figuras como Rêgo Barros chegassem, por pura inércia, ao generalato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Largadas à própria sorte, depois da ditadura, gerações inteiras de oficiais foram se moldando em um mundo paralelo, paralisadas na estupidez da Guerra Fria, sem que nenhum governo tivesse tido a coragem de intervir nesse processo de informação. 

Sem julgamentos e sem expurgos, os crimes da ditadura ficaram impunes e, mais grave, ficaram impunes as mentiras da caserna sobre esses crimes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tacitamente, a nação decidiu que militares tinham direito a mentir, falsear, esconder e manipular quaisquer indícios de verdades, desde que ficassem quietos nos quartéis. 

O problema é que, quietos, voltaram-se para si mesmos, para os antigos delírios anticomunistas, fortalecendo esse conceito primário de guardiões dos valores morais da nação, enclausurados num país inexistente, muitíssimos preocupados com promoções e adidâncias no exterior.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dessa lástima, surgiram esses generais ora no governo, alinhados à necropolítica de um psicopata, alheios ao bom senso, à razão e ao ridículo.

Assim diante de um exercício mínimo de jornalismo levado a cabo pelo repórter Guilherme Mazieiro, do UOL, o general, obrigado a articular um argumento não combinado, quase teve um AVC.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um general de três estrelas do Exército Brasileiro. 

Difícil acreditar que tenhamos chegado a esse ponto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO