Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

904 artigos

HOME > blog

Celso Pansera, da Finep, antecipa ao 247 o auxílio na reconstrução de empresas e compra de laboratórios por universidades do Sul

De acordo com o dirigente, a entidade vai socorrer prioritariamente instalações 'que têm projetos com a Finep, ou criadas em ambientes de inovação'

Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) (Foto: Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil))

O presidente da Finep, Celso Pansera, anunciou com exclusividade, em entrevista ao 247, no programa “Denise Assis Convida” - exibido no domingo (02/06), às 12h -, que existem dois projetos já aprovados na instituição, a serem anunciados em breve pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, e que visam ajudar a reconstrução das instalações das empresas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, bem como universidades que perderam os seus laboratórios.

Segundo ele, serão socorridas prioritariamente “as que têm projetos com a Finep, ou as criadas em ambientes de inovação como parques tecnológicos, ou que possuem propriedade intelectual, patentes em seus nomes”. Adiantou também que a Finep fará um projeto para beneficiar essas empresas, para que recuperem as suas capacidades produtivas, com recursos novos”.

Também serão socorridas as universidades que perderam os seus laboratórios e ambientes de pesquisas. “O RS é um estado que produz muito conhecimento para o Brasil, tem muitas empresas inovadoras e a gente não pode deixar nesse momento, que esse conhecimento que essa riqueza em termos de capital humano, essa produção se perca. Nós já enviamos para a Casa Civil e estamos esperando apenas eles formatarem do jeito que o governo tem feito e nós então iremos para o Sul, para anunciar isto e tomar as iniciativas práticas para colocar esses recursos à disposição das empresas gaúchas”, antecipou.

No dia 15 de maio a instituição havia feito anúncio de um programa que postergava o pagamento das dívidas, para com a financiadora, em 12 meses, “em apoio ao momento de reconstrução do Rio Grande do Sul (RS) depois da tragédia provocada pelas chuvas torrenciais”.

Pansera, que é gaúcho, definiu a medida administrativa como forma “de proteger o ecossistema de inovação do estado”. Para isso, propiciou aos empresários atingidos, em dívidas com a Finep, condições especiais de renegociação que inclui a suspensão temporária (Programa de Reperfilamento de Dívida para Empresas do Rio Grande do Sul 2024), pelo período de até 12 meses, conforme citado acima, de pagamento de juros remuneratórios e do valor principal dos empréstimos contratados na modalidade direta. A medida é conhecida no mercado como Stand Still e parte de um guarda-chuva de ações chamado “Finep Emergência Climática”, para socorro aos gaúchos.

Pelo levantamento feito, ao todo, são mais de 430 projetos elegíveis, totalizando cerca de R$ 3,1 bilhões. Os valores não pagos serão capitalizados e incorporados no saldo devedor. Após o período de até 12 meses, a empresa voltará a pagar a dívida, sendo mantido o prazo de vencimento final (vigência) do contrato.

Os pedidos deverão ser encaminhados para cp_drec@finep.gov.br até 18 horas do dia 12/8/2024.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados