CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Cenário previsível

O fato, é que a mata equatorial e os igarapés, estão avermelhados com o sangue derramado dos corpos das vítimas

Protesto após desaparecimento de Bruno e Dom (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fruto de sua presença em terras brasileiras entre os anos de 1935 a 1939, o antropólogo e filósofo belga Claude Lévi-Strauss, em seu livro Tristes Trópicos, já demonstrava preocupação pela forma desordenada que estava sendo utilizada o território da Amazônia e consequentemente o perigo que levaria para o Brasil. Com efeito, desenvolveu de forma didática uma hermenêutica social, apresentando dois modelos de sociedade.

A primeira, denominada de quente, é caracterizada pelas ideias do Iluminismo, com um modelo de exploração econômica da natureza, patrocinando uma forma equivocada de progresso. A segunda, alcunhada de fria, apresenta-se como fora da história dominante, onde os mitos predominam. Modelo em que segundo o ele as comunidades indígenas estariam inseridas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Infelizmente, o trágico falecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista Dom Phillips só corrobora com o patrocínio de atos de funebridade, que sempre existiram e que agora encontram-se mais centrados na região Norte do Brasil, onde geralmente as vítimas, são pessoas que optam em defender aqueles que ao longo da nossa história, foram vistos como um empecilho para o chamado avanço econômico. O fato é que a mata equatorial e os igarapés, estão avermelhados com o sangue derramado dos corpos das vítimas.

O quadro nefasto da região Amazônica, leva aos que realmente estão dispostos a abraçarem e lutarem pela preservação da floresta. Embora tenham consciência de que suas vidas estão em perigo constantemente. Não por causa de uma aventura, mas por acreditarem que é possível existir uma relação de respeito, oriunda do ser humano pela natureza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

P.S. Apenas uma pergunta: quem foi o ministro que anuiu a saída de Bruno Pereira do cargo que exercia na FUNAI?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO