CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cesar Calejon avatar

Cesar Calejon

Jornalista, mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP com especialização (MBA) em Relações Internacionais pela FGV. Autor dos livros A ascensão do bolsonarismo no Brasil do Século XXI, Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil e Sobre Perdas e Danos: negacionismo, lawfare e neofascismo no Brasil

36 artigos

blog

Censura ao UOL pode ser decisiva para encerrar as eleições no primeiro turno

"É bastante provável que as pesquisas da semana que vem indiquem Lula ainda mais forte rumo à vitória no primeiro turno", escreve Cesar Calejon

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de comício em Belo Horizonte, MG 18/08/2022 (Foto: REUTERS/Washington Alves)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cesar Calejon, para o 247 

A pedido do senador Flávio Bolsonaro, a Justiça de Brasília censurou a reportagem do UOL sobre o uso de dinheiro vivo em 51 dos 107 imóveis comprados pela família Bolsonaro ao longo das últimas décadas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A despeito dos muitos erros que os Bolsonaro cometeram desde 2018, esse pode ter sido o mais crasso de todos. Ao censurar um dos principais veículos de comunicação do país, o filho mais velho de Jair Bolsonaro conseguiu voltar todas as atenções para o tema que ele mais desejava evitar a apenas nove dias das eleições presidenciais. 

Neste sentido, a censura ao UOL pode ser decisiva para encerrar as eleições no primeiro turno. O assunto deverá se estender e ser explorado durante os próximos dias, considerando que o portal cumpriu a decisão de retirar o conteúdo do ar, mas recorreu com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a decisão judicial que censurou as reportagens do site. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo todas as últimas sondagens dos principais institutos de pesquisa do Brasil, Lula estaria no limite da vitória já no primeiro turno, com algo entre 48% e 52% das intenções de voto, considerando a margem de erro. 

Com a repercussão da censura demandada pelo bolsonarismo e o nível de desgaste que tal medida deverá produzir para a campanha de reeleição de Jair Bolsonaro durante os próximos dias, é bastante provável que as pesquisas da semana que vem indiquem Lula ainda mais forte rumo à vitória no primeiro turno no próximo domingo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo informou a jornalista Mônica Bergamo, até os assessores de Jair Bolsonaro admitiram que Flávio merece um “troféu de burrice” por lançar tamanho escrutínio sobre o tema ao tentar censurar o UOL, o que, além de tudo, ainda contraria fortemente o falacioso discurso bolsonarista sobre a liberdade de expressão.

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO