CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
JOÃO TAVARES avatar

JOÃO TAVARES

6 artigos

blog

Chico, o artista brasileiro que não perde o humor e a ternura jamais!

 Sem firulas acadêmicas ou contorcionismos críticos descrevo 20 razões para se assistir ao show do artista e concluo com uma indiscutível certeza

Chico Buarque  (Foto: JOÃO TAVARES)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No novo show, Chico Buarque joga nas onze, leva a bola de ouro e vai pra galera 

Belo Horizonte viu primeiro. Rio de Janeiro e São Paulo verão de janeiro a abril. E que outras capitais também possam ver a ‘Caravana’ passar cantando coisas de amor. Às vezes lembrando a dor, mas sem perder o humor e a ternura, jamais!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em cinco noites com ingressos esgotados antecipadamente, Chico Buarque estreou nova temporada – depois de seis anos em que o escritor sequestrou o músico – de bem com a vida, apaixonado pelo país, amando o que faz e com a cumplicidade do público renovada a cada verso de 31 canções onde a qualidade e o profissionalismo são correspondidos pelos aplausos insistentes a este que é um Concerto onde o superlativo ‘espetáculo’ chega a ser modesto diante do que se desfila para milhares de olhos e ouvidos extasiados.

 Sem firulas acadêmicas ou contorcionismos críticos descrevo 20 razões para se assistir ao show e concluo com uma indiscutível certeza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

1)      Chico está ‘leve’ no palco. Domínio total do campo de jogo. Pisa nos corações, mas caminha com ‘pés de lã’.

2)     Não é um show panfletário. Músicas e letras falam por si. Interpretações ou o uso de carapuças é livre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3)    O roteiro é montado de forma a encadear ‘historinhas’. Mas não é um indecifrável quebra cabeça. É um ‘lego’ musical para todas as idades. Com a vantagem de cada cabeça montar o seu próprio brinquedo/enredo.

4)      Sambas, blues, boleros, valsas… Versatilidade de músicas executadas por 8 batutas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

5)     As sete novas canções dialogam com as de outras épocas como se fossem feitas em um mesmo momento. Não existem músicas datadas ou agarradas em um tempo.

6)     Assis Valente é resgatado em uma canção que Chico já havia pinçado para o filme ‘Quando o Carnaval Chegar’. O povo, através do samba e dos tempos, continua pedindo passagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

7)   Iluminação é um show à parte. Esmero e padrão internacional. E com a sensibilidade de manter todos os músicos em foco, com gradações diferentes, mas ressaltando a importância do conjunto.

8)     A propósito da ‘banda’, tivessem os músicos a habilidade com os pés que eles têm com as mãos (exceção, claro, do ‘crooner’ que é bom de bola e bom de viola) e poderia ser chamada de ‘Buena Vista Futebol Clube’.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

9)    O músico Chico em seus melhores momentos. O violão solo, em ‘Retrato em Branco e Preto’, é antológico e orgulharia Tom Jobim.

10)   Canta muito esse Chico que alguns ainda insistem que ‘ele não sabe cantar’. E os que afirmam isso com mais convicção são os que – de fato – não sabem cantar. Chico estraçalha essa ‘fake news’. Que voz, por exemplo, acompanharia melhor os acordes do solitário piano em ‘Todo o Sentimento’?

11)   Os assobios de Chico são requintes de quem domina todos os recursos que uma música permite, sugere ou exige.

12)  Luiz Claudio Ramos; arranjador, diretor musical. Atua como um Guardiola. Define onde cada um joga, tira o melhor de cada jogador e ainda entra em campo para mostrar como se joga. Um soberano maestro!

13)   Chico Batera é brincadeira!  Na estrada a muitos anos. Mocidade eterna. Bateria nota dez. Dez! Nota Dez!

14)   Jorge Hélder, discreto parceiro, músico de primeira, criando a emoção, o clima e a tensão que ‘Geni’ não teria sem a sua performance.

15)   Bia Paes Leme, além dos teclados, uma bela voz que casa com a de Chico em diversas canções, especialmente em Iolanda e Dueto.

16)   Marcelo Bernandes, o bom de boca. É capaz de transformar em música até o singelo ato de soprar uma vela em um bolo de aniversário. Sopros de vida.

17)  João Rebouças: passando do piano ao Cavaquinho com a simplicidade de quem troca um smoking por uma camiseta regata. Sem perder a elegância.

18)  Jurim Moreira, substitui a lenda Wilson das Neves, não deixa a baqueta cair e, estreante, já se torna imprescindível.

19)   A ‘presença’ de ‘das Neves’, na merecida homenagem dançante do amigo Chico, é alegre e comovente. Sem contradições. Ô sorte!

20)  Um show para levar os filhos. Fui com João Vinícius, o meu de 10 anos, que adorou. Entendeu as razões de Bia; solidarizou-se com a Geni; fez dele a Tua Cantiga e aprendeu que se alguém te desafia e bota a mãe no meio… é a senha para dar pernadas a três por quatro…

Enfim, um espetáculo ‘Paratodos’. Uma homenagem ao Brasil – sem desnecessários proselitismos. Um presente aos que amam a boa música. Uma homenagem a cantores e compositores que através de suas canções traduzem em vozes, versos, acordes e rimas os sentimentos que – sem a intermediação deles – ficariam indefinidos, escondidos, alheios, por aí, ‘milênios, milênios’ no ar.

‘Caravanas’ responde a certeza prometida na abertura deste texto. Chico Buarque é ‘O Artista Brasileiro’.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO