CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

253 artigos

blog

Cinema: Ode à agricultura familiar

Cotidiano da vida rural se sobrepõe à pauta político-econômica no filme catalão ALCARRÀS, Urso de Ouro em Berlim e representante da Espanha no Oscar

Alcarràs (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Mais uma vez, um filme catalão de Carla Simón foi escolhido pela Espanha para concorrer ao Oscar de filme internacional. Como no caso anterior, o magnetizante Verão de 1993, a diretora se esmera no naturalismo para retratar um grupo familiar. A encenação parece fruto de uma longa convivência real entre os atores, de tal maneira que imergimos no ritmo da vida, das brincadeiras das crianças, das discussões dos adultos e do trabalho cotidiano numa fazenda da Catalunha.

O estressado Quimet (Jordi Pujol Dolcet) e sua família cultivam há décadas uma terra alheia e têm ali seu paraíso particular. Plantam pêssegos, figos, tomates, e caçam os coelhos que ameaçam depredar suas colheitas. Quando se veem intimados a deixar o lugar, o equilíbrio dos Solé parece oscilar, exceto o das crianças, que seguem com suas ingênuas travessuras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do que trata, então, Alcarràs, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim? Tecnicamente, digamos, trata da destruição da agricultura familiar em benefício de projetos industriais. O dono das terras pretende transformar a fazenda numa usina de energia solar. Além disso, os agricultores protestam contra a exploração dos grandes distribuidores. O próprio Quimet tenta explorar ao máximo os empregados imigrantes para fechar suas próprias contas.

Na verdade, porém, essa pauta político-econômica fica bastante dissolvida naquilo que parece merecer a maior atenção de Carla Simón, ou seja, as formas de interação da família. Sejam as diabruras dos menores, sejam as crises de temperamento dos adolescentes ou as rixas entre os adultos, é a dinâmica dos Solé que dá a tônica do filme. As explicações sobre o que acontece entre eles são ralas e às vezes obscuras. Resta nos deliciarmos com a autenticidade das falas, dos gestos e das reações. E também com um mergulho quase documental na rotina da vida rural. Se isso for capaz de satisfazer, Alcarràs pode ser um belo programa. Para quem esperar um pouco mais, pode ser frustrante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

>> Alcarràs está na plataforma Mubi.

O trailer: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO