CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

248 artigos

blog

Cinema: Os mil ouvidos do Dr. Pink

Comédia psiquiátrica livremente baseada no conto de Murilo Rubião, "O Lodo" vê seu protagonista como vítima do que seria a sua suposta cura

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Manfredo (Eduardo Moreira, o ator, não o diretor do ICL) é um homem comum. Solteirão dado a "casos", trabalha numa pequena empresa de seguros e nutre rivalidade com um colega arrivista. Às vésperas de uma disputada promoção, ele se vê afundado em depressão. Nem mesmo a amante atual, mulher do seu chefe, o anima a fazer outra coisa na cama além de dormir. Manfredo resolve consultar um psicanalista – e é onde começa seu verdadeiro pesadelo.  

Comédia psiquiátrica livremente baseada no conto de Murilo Rubião, O Lodo vê seu protagonista como vítima do que seria a sua suposta cura. Dr. Pink, o psicanalista (Renato Parara) não aceita que o paciente recuse o tratamento após a primeira consulta e se põe no seu encalço. Mais do que isso, o mundo inteiro parece conspirar, kafkianamente, para que ele se submeta à investigação do seu passado – onde, segundo o Dr. Pink, está "o lodo" no qual se enraíza a sua depressão. Passando do sonho para a realidade, o corpo de Manfredo começa a expelir espontaneamente a tal sujeira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A inteligência do conto original, muito bem compreendida por Helvécio Ratton, está em situar no mundo físico as questões que se passam na mente de Manfredo. O trânsito do onírico para o concreto se dá pela via do insólito, terreno fértil na obra de Murilo Rubião. "É preciso mergulhar e cortar fundo para compreender", insiste o mabuseano Dr. Pink. Basta a primeira e malfadada consulta para que o corte inicial seja feito e Manfredo não possa mais fugir à condição de enfermo e prisioneiro. No porão de suas lembranças está a imagem de uma jovem nua (a angelical Maria Clara Strambi). 

Eduardo Moreira foi a escolha perfeita para viver esse sujeito que se cobriu de disfarces por toda a vida e subitamente se vê confrontado com seus demônios. O restante do elenco, quase todo composto de seus companheiros e companheiras do Grupo Galpão, o acompanha na criação de tipos repulsivos ou insólitos. A lamentar apenas a insuficiência de alguns coadjuvantes. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale prestar atenção no casarão onde foi ambientado o consultório do Dr. Pink, com sua fachada coberta de manuscritos. É a chamada Casa Mac, construção histórica integrada à vida cultural de Belo Horizonte. No teto da sala de atendimento, a cenografia providenciou uma artefato digno de nota: um grande ouvido de camadas múltiplas, como uma boca pronta a devorar segredos. 

>> O Lodo está em cartaz nos cinemas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O trailer:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO