Cinema: Uma enfermidade do nosso tempo

Um casal em disputa por visibilidade faz uma ilustração extrema das perversões da vaidade contemporânea em “Doente de Mim Mesma”

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Doente de Mim Mesma (Syk pike) trata de perversões da vaidade contemporânea, onde vale tudo para garantir a auto-exposição. Signe e Thomas são um casal repulsivo em suas disputas pela consideração alheia. Thomas rouba móveis para criar suas instalações e começa a fazer sucesso. Signe trabalha num café e não suporta ficar secundária nas atenções dele e dos amigos. Os dois se sabotam mutuamente, seja na intimidade, seja nos encontros sociais. Signe inventa fragilidades e tira perguntas da cartola para se colocar no centro das atenções. Quando vê que perdeu a batalha, passa a tomar um medicamento russo que causa deformações corporais, assim pretendendo ter de volta o interesse de Thomas e dos demais.

A certa altura, entre vários momentos de devaneio, Signe sonha com uma morte ruidosa e um funeral repleto de gente. É quando Doente de Mim Mesma lembra um cruzamento de David Cronenberg com Nelson Rodrigues. Narcisismo mórbido em altíssimo grau. Em torno do casal, o diretor-roteirista Kristoffer Borgli difunde uma visão levemente ácida da elite artística de Oslo, incluindo os processos de cura holística, como se tudo fosse parte de uma grande patologia social. Nada muito distante do cinema do sueco Ruben Östlund (The Square, Triângulo da Tristeza).

continua após o anúncio

Numa possível origem da inspiração de Borgli, que o cita no filme, está o romance Fome, de Knut Hamson, passado também em Oslo (então Kristiana) e cujo protagonista decai fisicamente por vontade própria. Aplicado aos tempos atuais, Sick of Myself é uma ilustração radical das formas que a vaidade assumiu em sociedades altamente """civilizadas""" (com muitas aspas). Falta de caráter, competição por visibilidade e por simpatia, apelações da arte contemporânea e interferências no próprio corpo se somam numa síndrome doentia.

Há um bocado de humor perverso no filme. Os produtores criaram até uma suposta reclamação do fabricante do remédio fictício Lidexol. Mas há sobretudo a radiografia em alto contraste de uma enfermidade da nossa época: a obsessão pela auto-imagem.

continua após o anúncio

>> Doente de Mim Mesma está na plataforma Mubi.

Trailer português:

continua após o anúncio

https://www.youtube.com/watch?v=gWNsftw5sjU

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247