CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Artur Figueiredo avatar

Artur Figueiredo

Jornalista e professor, com especialização em comunicação. Colaborador do portal Yahoo, comentarista, colunista: rádios Poliesportiva, Metropolitana AM 1070, redator do portal Torcedores.com, Assessoria de Comunicação da equipe União Mogi e colunista do jornal Gazeta Regional.

18 artigos

blog

Ciro Gomes: discurso direitista , antipetista, leva o bolsonarismo para o segundo turno

Ciro Gomes (Foto: Reprodução/Facebook)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Segunda-feira de ressaca: fim do primeiro turno das eleições presidenciais. O resultado do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) diagnosticou erros acentuados nas pesquisas que dava por sua vez, vitória ao ex presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT). 

A pergunta que não quer calar: o que emergiu essa extrema direita no Brasil? Os debates foram um termômetro ainda polarizada entre Lula e Bolsonaro, mas marcada por bravatas , bordões, show de horrores. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De um lado,  Soraya Tronicke (UNIÃO), Simone Tebet (MDB) representaram a voz feminina com uma intenção clara: angariar votos do público feminino atuando com uma narrativa ofensa contra Bolsonaro. Pensando especialmente na atual rejeição do presidente com as mulheres , majoritariamente. 

A terceira via: Ciro Gomes (PDT)  acabou atuando como uma espécie de cabo eleitoral pró Bolsonaro, fazendo fortes críticas a Lula e ao PT em todo processo eleitoral. Em tom mais brando, a famigerada corrupção tão citada por Ciro ganhou novas cores e nuances . 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Imoveis, rachadinha, vacinas, mortes, as diversas denúncias recebidas pela família Bolsonaro, o pedestista simplesmente tratou de pensar em estratégia, escolhendo um lado, o de Bolsonaro. 

Atrair os partidos de direita e centro direita foi mecanismo de narrativa usado, especialmente no debate. O tiro saiu literalmente pela culatra: Ciro se perdeu no meio do caminho e começou a flertar com um bolsonarismo, entre aspas, “ponderado”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao final do resultado deste último domingo (02) , Ciro obteve 3% nas intenções de voto, caindo uma posição, ocupada por Tebet que terminou com um percentual de 4,2%. 

Com uma projeção de angariar votos das extremidades emergiu o bolsonarismo. Dados os números finais que deixaram Lula a 2 pontos de uma eleição presidencial, enquanto Bolsonaro se manteve com pouco mais de 44%. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

RESUMO DA OBRA! 

O eleitorado de Ciro foi migrado para Bolsonaro. No jogo do bate e assopra, o democrático de boas intenções foi esvaído por uma palidez de ideias e consequentemente uma necessidade desesperadora de promover um nicho distante da democracia, da liberdade, do respeito, da dignidade. Quem perdeu no primeiro turno foi a democracia e Ciro Gomes tem grande participação nesse processo. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO