CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Miguel do Rosário avatar

Miguel do Rosário

Jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje

334 artigos

blog

Ciro implode o PDT do Ceará

"Ciro realizou uma verdadeira proeza. Depois do humilhante quarto lugar nas eleições presidencias foi atrás e bum", escreve Miguel do Rosário

Ciro Gomes (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ciro Gomes realizou uma verdadeira proeza. Depois do humilhante quarto lugar nas eleições presidencias, atrás de Simone Tebet, seria difícil conquistar um fracasso maior que os 3% obtidos em 2022.

Mas Ciro foi atrás e bum.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de uma campanha que durou meses, em que mesclou agressões violentíssimas contra o senador Camilo Santana, contra o seu próprio irmão, contra o governo Elmano de Freitas e o presidente Lula, contra quase todos os parlamentares do PDT cearense, contra seu próprio partido, a um vitimismo incrivelmente cínico, em que acusa de “traição” a todos aqueles que se recusaram a se juntar a ele no suicídio político que praticou em 2022, Ciro Gomes finalmente conseguiu implodir o PDT Ceará.

O terremoto afeta o PDT nacional. Uma debandada desse porte, em que praticamente o partido inteiro do estado do Ceará pede desfiliação, pode ter um efeito cascata em todos os estados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente nacional do PDT, André Figueiredo, diz que irá judicializar. Mas é uma batalha perdida, porque o próprio Ciro Gomes prestou enorme ajuda a todos esses deputados ansiosos por se distanciarem da figura tóxica do ex-candidato a presidente. Seus insultos a esses correligionários durante a recente convenção nacional do partido, no Rio de Janeiro, serão usados por eles para obter justa causa na desfiliação e manter seus mandatos.

A vitória de Evandro Leitão na justiça eleitoral do Ceará, por sua vez, criou jurisprudência. Se um conseguiu se desfiliar, então todo mundo deveria também conseguir.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, independente da decisão da justiça eleitoral, a simples notícia da debandada já representa uma gigantesca derrota para Ciro Gomes e André Figueiredo.

Difícil entender, a propósito, porque André Figueiredo e Carlos Lupi tenham preferido se aliar a Ciro Gomes, que não tem cargo, não tem mais influência nacional e se tornou uma espécie de atração de circo da extrema-direita, que usa suas falas para atacar o campo progressista, nesse embate contra a esmagadora maioria dos parlamentares e prefeitos do PDT Ceará.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em participação recente na convenção do PSDB cearense, Ciro Gomes atacou o próprio partido, ao afirmar que “esse pedaço aqui do PDT não aceita suborno”, ou seja, insinuando que a outra parte do PDT, a maioria do partido, aceita… Ciro também atacou o governo Elmano, onde muitos de seus correligionários trabalham, e a maioria apoia, ao afimar, sem provas, que nenhuma obra no Ceará é feita sem propina.

Romeu Aldigueri, deputado estadual do PDT cearense, e líder do governo Elmano na Assembléia Legislativa do estado, anunciou que cerca de 50 prefeitos cearenses, aliados do senador Cid Gomes, devem abandonar o partido após aprovação de anuências a parlamentares. A debandada inclui também nomes importantes da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa, assim como dois vereadores de Fortaleza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente estadual e nacional do PDT, André Figueiredo, agora está absolutamente isolado no Ceará, já que agora é o único deputado federal do partido que se mantém fiel a Ciro Gomes.

A lista de parlamentares que solicitaram permissão para sair do PDT mostra um quadro de devastação. Até mesmo o “economista prodígio” de Ciro, aquele que seria seu ministro da Fazenda, o deputado Mauro Benevides Filho, pediu para sair do PDT. Sua irmão, Lia Gomes, deputada estadual, idem. E o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, já avisou em suas redes que irá para onde Cid for…

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Deputados Federais que pediram para sair do PDT:

  • Eduardo Bismarck
  • Idilvan Alencar
  • Mauro Filho
  • Robério Monteiro

Deputados Estaduais:

  • Evandro Leitão
  • Guilherme Landim
  • Jeová Mota
  • Lia Gomes
  • Marcos Sobreira
  • Oriel Filho
  • Osmar Baquit
  • Romeu Aldigueri
  • Salmito
  • Sérgio Aguiar

Vereadores:

  • Ana Paula Brandão
  • Júlio Brizzi

Suplentes:

  • Helaine Coelho
  • Nilson Diniz
  • Leônidas Cristino (em exercício)
  • Bruno Pedrosa (em exercício)
  • Antônio Granja (em exercício)
  • Guilherme Bismarck (em exercício)
  • Tin Gomes

No PDT Ceará ficam apenas o deputado federal André Figueiredo e os deputados estaduais mais próximos a Ciro Gomes, como Claudio Pinho, Antonio Henrique e Queiroz Filho. A situação atual aguarda a decisão da Justiça, e apenas após isso, as tratativas para novas filiações serão concretizadas.

No final, a piada de que o PDT cirista irá caber num fusca não era exagero. Ficam apenas 4 parlamentares no partido, dois na frente e dois atrás.

O movimento causa um estrago enorme, naturalmente, nas pretensões do prefeito José Sarto de se reeleger em Fortaleza, porque todos esses quadros do PDT que estão de saída deixaram claro, com o próprio pedido, que deverão se reunir em torno do candidato a ser apoiado por Cid Gomes, e que fatalmente não será Sarto. Não é difícil prever que Sarto terá dificuldade até mesmo para chegar ao segundo turno, quanto mais de vencer.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO