Guillermo Gomez avatar

Guillermo Gomez

Guillermo Gomez é jornalista

69 artigos

HOME > blog

Classes A-B- C

O neoliberalismo chama '' mercado'' a abertura indiscriminada de importações e a especulação financeira internacional, e o "progressismo" defende a indústria nacional e o mercado interno com a distribuição da riqueza. Então o leitor deve perguntar-se a que classe social pertence em termos de culturais e políticos?

São Paulo - Movimento no comércio da rua 25 de Março no mês do Natal. (Foto: Guillermo Gomez)

Lembro-me de quando estava ensinando espanhol para o gerente do extinto Banco Real, em Belo Horizonte, perguntei um dia quais eram os critérios para a concessão de um crédito, e ele me apresentou uma classificação socioeconômica com as letras A, B, e C.

Então eu levei essa classificação para o nível cultural na política: as classes sociais no Brasil e Argentina.

'' A '' percebeu desde o início que o neoliberalismo era inviável, apesar da propaganda da mídia.

'' B '' Ele alertou que o neoliberalismo empobrece quando ele perdeu o emprego ou fica sem oportunidades nesse sistema político.

'' C '' Apesar de sofrer o '' neoliberalismo '' ainda aguarda a chegada de investimentos e tudo para melhorar com um candidato do sistema financeiro.

Agora que os argentinos passam horas falando sobre a inflação e o preço do dólar, é bom que reexaminemos as categorias culturais na política.

O neoliberalismo chama '' mercado'' a abertura indiscriminada de importações e a especulação financeira internacional, e o "progressismo" defende a indústria nacional e o mercado interno com a distribuição da riqueza.

Então o leitor deve perguntar-se a que classe social pertence em termos culturais e políticos?

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.