CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fábio Costa Pinto avatar

Fábio Costa Pinto

Jornalista e Sócio da Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Filiado à FENAJ e ao Sinjorba.

40 artigos

blog

Colóquio Flica

De Cachoeira ao município de São Francisco do Conde, agora é vez de Madre de Deus

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Neta sexta-feira, 21 de julho, o Colóquio FLICA estará no Complexo Escolar Municipal Professor Magalhães Netto, no município de Madre de Deus, a partir das 14h. Madre de Deus, cidade da Região Metropolitana de Salvador, 65 km da capital.  

O Seminário abordará o tema “Juventude, Raça e Comunicação no Cenário Baiano”, com a participação de Vânia Dias (Soterópolis – TVE), Lucas Almeida (Mosaico – TV Bahia) com mediação de Daniela Matos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Após lançamento com a presença do governador da Bahia, na sede da Fundação Hansen Bahia (FHB), em Cachoeira, no dia 25 de junho, a Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), vem promovendo o diálogo acerca da Literatura Brasileira e Internacional, o evento tem maior atenção ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano de  2023, onde proporcionará um debate intelectual sobre esse Brasil diverso, trazendo reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade, economia criativa e solidária, entre outras abordagens. 

Em Madre de Deus, à mesa, teremos a Vânia Dias (Soterópolis – TVE) mulher negra, feminista, antirracista e jornalista. Atualmente, nas funções de repórter e apresentadora, Vânia integra a equipe do Bem Bahia, programa de arte e cultura da TVE-BA. Além de fazer reportagens culturais, também acumula experiência como produtora, editora de texto e roteirista, além de ter especialização em Assessoria Gerencial (UFBA) e mestrado em Comunicação (UFBA), com pesquisa aprovada e indicada a publicação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lucas Almeida (Mosaico – TV Bahia) é Repórter, Produtor e Apresentador de TV, CEO e Diretor Criativo e Especialista em Gestão de Marcas. No Jornalismo Cultural, cobre cultura e entretenimento na Bahia através da TV Bahia/ TVGlobo. No Empreendedorismo Negro atua com foco em Economia Criativa, Moda e Comportamento, através da Pretu Massa. É Especialista em Comunicação Institucional e Gestão de Marcas. 

Daniela Matos (mediação) é Professora Associada do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado-UFRB. Possui graduação em Comunicação Social - Produção em Comunicação e Cultura, Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea e Doutorado em Comunicação Social. Dedica-se a estudos e reflexões que articulam comunicação, cultura, juventudes, identidades e narrativas em uma perspectiva de empoderamento dos sujeitos e possibilidades de resistências e transformações do instituído. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira: 

Um dos maiores e mais renomados eventos literários do país, a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) chega à sua décima primeira (11ª) edição e reunirá uma programação variada, conduzida por autores da literatura nacional e internacional, que promete agradar adultos e crianças. Tem também a Fliquinha, que desde 2013, as crianças ganharam um espaço exclusivo na programação da Flica, com uma programação especial à garotada, contações de histórias, bate-papos, apresentações teatrais e musicais direcionados para o mundo infantil. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Festa Literária Internacional de Cachoeira que acontece desde 2011 e já se tornou tradição na cidade de Cachoeira e no Recôncavo Baiano, onde, pelos palcos da Flica, já passaram diversos autores e autoras, mais de 207 personalidades de nomes nacionais e internacionais e locais, onde participaram desse primeiro e grandioso evento literário do Estado da Bahia. 

Fundação Hansen Bahia (FHB): 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Fundação Hansen Bahia é uma entidade cultural, pessoa jurídica de direito privado e patrimônio próprio nos termos da lei civil, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública pela Câmara de Vereadores do Município de Cachoeira, no dia 27 de outubro de 1981, cujo projeto de lei tem o número 03/81. No dia 19 de abril de 1976, dia do seu aniversário, no Touring Clube de Brasília, Hansen fez a doação para as autoridades federais olharem para Cachoeira que tanto precisava ser soerguida. 

Aperfeiçoar o homem através da arte e da cultura sempre foi um dos propósitos da Fundação Hansen Bahia, a parte educacional e social, a mais importante. Em Cachoeira, Museu Hansen Bahia, sala de doações de artistas brasileiros e estrangeiros, biblioteca, sala de exposição, teatro de arena, oficina de arte, literatura de cordel, cursos de arte e pesquisas. Em São Felix, Memorial, ateliê de Ilse e Hansem Bahia, casa de farinha, olaria, forno para cerâmica e artesanato, cine teatro, creche e escola profissionalizante.   

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Realização: CALI – Cachoeira Literária e Fundação Hansen Bahia (FHB); conta com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB - CAHL), apoio institucional da LDM Livraria e patrocínio da Empresa ACELEN e FAZCULTURA – Governo do Estado da Bahia. Em Madre de Deus, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal local. 

SERVIÇO: 

O Quê: Colóquio – Flica 2023.

Quando: 21 de julho. 

Onde: Complexo Escolar Municipal Professor Magalhães Netto, no município de Madre de Deus, a partir das 14h.

Contamos com a presença de todos. 

Forte abraço, 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO