CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Fábio Costa Pinto avatar

Fábio Costa Pinto

Jornalista e Sócio da Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Filiado à FENAJ e ao Sinjorba.

40 artigos

blog

Colóquio Flica terá uma programação especial nesta sexta-feira, 28

Após passar por Cachoeira, São Francisco do Conde e Madre de Deus, o seminário Flica chega a cidade de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Colóquio FLICA, atividade de Extensão da FLICA, maior evento do Norte e Nordeste, dialoga, entre 06 a 28 de julho, com o tema “Liberdade e Literatura Brasis”, mesmo da 10ª edição da FLICA, realizada em 2022. 

Visando promover o diálogo acerca da Literatura Brasileira e Internacional, o evento, tem maior atenção ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado este ano de  2023, onde proporciona debate intelectual sobre esse Brasil diverso, trazendo reflexões sobre cultura, arte, educação, turismo, literatura, sustentabilidade, economia criativa e solidária, entre outras abordagens.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista, do município de Candeias, os convidados serão recepcionados pelos cantores Crislane Leal e Sérgio Pita, além da poesia de Rosana Reis Rios e o Coral Infanto Juvenil "Asa" da Escola Adriano Gordilho. 

O Circuito das Artes - para os presentes ao evento, terão a oportunidade de visitar as exposições de artesanato local (Nice Bonecas Africanas); dos 80 anos da Indústria do Petróleo no Brasil e das telas do Pintor Candense Nadinho (in memorian).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Professor e Historiador Jair Cardoso falará sobre “Os Heróis Anônimos das Guerras de Independência do Brasil na Bahia: Quem seriam eles”? 

Em seguida, o bate papo literário abordará o tema “Produção Cultural e Áudio Visual na Bahia” com os cineastas Reifra Pimenta (Pimenta Rosa e Mungunzá Produções), Marvin Pereira (Marvin Criações Artísticas) e mediação de Matheus Araújo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para fechamento do Evento Acadêmico Literário, o Colóquio FLICA terá a apresentação de Lu Santana, seguida pelo Samba do Quilombo de Passé e Capoeira Besouro Mangagá de Menino Jesus.

FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos maiores e mais renomados eventos literários do país, a Flica (Festa Literária Internacional de Cachoeira) chega à sua décima primeira (11ª) edição e reunirá uma programação variada, conduzida por autores da literatura nacional e internacional, que promete agradar adultos e crianças. Tem também a Fliquinha, que desde 2013, as crianças ganharam um espaço exclusivo na programação da Flica, com uma programação especial à garotada, contações de histórias, bate-papos, apresentações teatrais e musicais direcionados para o mundo infantil. 

Fundação Hansen Bahia (FHB):

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Fundação Hansen Bahia é uma entidade cultural, pessoa jurídica de direito privado e patrimônio próprio nos termos da lei civil, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública pela Câmara de Vereadores do Município de Cachoeira, no dia 27 de outubro de 1981, cujo projeto de lei tem o número 03/81. No dia 19 de abril de 1976, dia do seu aniversário, no Touring Clube de Brasília, Hansen fez a doação para as autoridades federais olharem para Cachoeira que tanto precisava ser soerguida.

Aperfeiçoar o homem através da arte e da cultura sempre foi um dos propósitos da Fundação Hansen Bahia, a parte educacional e social, a mais importante. Em Cachoeira, Museu Hansen Bahia, sala de doações de artistas brasileiros e estrangeiros, biblioteca, sala de exposição, teatro de arena, oficina de arte, literatura de cordel, cursos de arte e pesquisas. Em São Felix, Memorial, ateliê de Ilse e Hansem Bahia, casa de farinha, olaria, fórno para cerâmica e artesanato, cine teatro, creche e escola profissionalizante.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dirigentes:

Os profissionais responsáveis por dirigir, planejar e coordenar as atividades literárias, gerenciais, operacionais e estratégicas desse Evento Acadêmico Literário, Colóquio Flica, são: 

- Vanessa Vilas-Bôas Dantas (Coordenadora Executiva - Gerente de Projetos) - Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação e Gerenciamento de Projetos. Exerce função de Diretora Executiva da Fundação Hansen Bahia (FHB) e na Flica é a Coordenadora Executiva que faz a Gerência do Projeto, e 

- Jomar Lima (Coordenador Geral) – Bacharel em Museologia/UFRB, Mestrando em História da África pela UFRB, Especialista em Política e Gestão Cultural pela CECULT/UFRB. É um grande Ativista Cultural, defensor do Patrimônio Material e Imaterial, dos artistas individuais, coletivos, grupos e manifestações tradicionais e populares, bem como das diversidades culturais de Cachoeira e do Recôncavo da Bahia. É o Coordenador Executivo de Museologia da FHB e na FLICA é o Coordenador Geral.

O Colóquio e os Seminários Flica, é uma realização da CALI — Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia (FHB). Tem parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia — Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB — CAHL), e apoio institucional da LDM Livraria, o patrocínio da Empresa ACELEN e FAZCULTURA — Governo do Estado da Bahia, com a curadoria coletiva formada por Dyane Brito, Dinalva Melo e Paulo Gabriel Nacif. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO