Como melhorar a qualidade de nossos votos?
Quando fazemos uma pesquisa sobre a atuação de nossos representantes, encontramos muita gente com votações que não atendem aos interesses da maioria

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 na comunidade 247 no WhatsApp e siga o canal do Brasil 247 no WhatsApp.
“Se não fizer perguntas, nunca vai saber as respostas. Então faça perguntas”. Essas frases foram escritas pelo renomado cardiologista americano, William Davis, em seu último livro: Super Intestino.
Acredito que essa estratégia pode ser valiosa em qualquer área, até mesmo na política. Por isso a pergunta: Como melhorar a qualidade de nossos votos?
Nas últimas eleições, elegemos um presidente da República progressista cujas promessas foram as de melhorar a vida dos pobres.
Infelizmente, ao eleito foi entregue uma bancada de deputados federais predominantemente opositora a esses objetivos.
O atual presidente da Câmara Federal, com grande poder de manobras, é um retrato fiel dessa situação. Se olharmos para parte da trajetória eleitoral desse político, abrangendo as suas disputas envolvendo somente a casa a qual ele atualmente preside, nos deparamos com uma trajetória ascendente. O gráfico abaixo nos aponta uma destreza crescente para atrair votos.
Vejam:

Por outro lado, acreditando que seu eleitorado seja formado por pessoas que compõem a maioria no universo dos eleitores brasileiros, basicamente trabalhadores, enxergo um contrassenso nisso tudo.
Pois bem, quando consulto a plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional”, desenvolvida pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) com o intuito de permitir ao cidadão-eleitor conhecer a atuação de seus representantes no Congresso Nacional, me deparo com um termômetro baseado nas votações de mérito, com a seguinte posição das votações do deputado Arthur Lira em relação aos interesses dos trabalhadores: 100% - CONTRA.
Então, quando o trabalhador escolhe os seus representantes, vota contra si mesmo? Acredito que seja de interesse da classe trabalhadora ter um país melhor, onde ele e a sua família possam ter chances de evoluir. Tenham trabalho, educação, saúde e segurança. Possam viver em um lugar onde as decisões políticas sejam tomadas visando o desenvolvimento nacional e o bem estar da população.
Lamentavelmente, quando fazemos uma pesquisa sobre a atuação de nossos representantes, encontramos muita gente com votações que não atendem aos interesses da maioria e que, mesmo assim, são eleitos e reeleitos.
Qual seria o motivo disso? Penso que possa ser a falta de informação honesta. Caminhando nessa direção, concluo que se faz necessário encontrarmos maneiras para que informações realmente esclarecedoras quanto à verdadeira intenção dos candidatos consigam chegar até os eleitores.
Dois caminhos podem ser interessantes nesse sentido:
- Informar aos eleitores o impacto causado na vida dos trabalhadores pelos projetos aprovados na Câmara Federal com apoio dos candidatos à reeleição.
- Informar o resultado das votações das bancadas partidárias nos projetos aprovados na Câmara Federal.
Embora de difícil implementação, talvez, apenas esses dois passos já tragam uma melhora substancial na correlação das forças que compõem a bancada federal.
Que tal tentarmos?
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.
A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio
Apoie o 247
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247