CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

917 artigos

blog

Como reagir (sem violência) à sabotagem da Copa

É preocupante. Essa brincadeira de playboyzinhos desocupados e de políticos sem votos pode deixar um saldo trágico para o país. Resumindo: pode correr sangue

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Recebi uma boa e uma má notícia sobre a Copa do Mundo de 2014: em bairros da periferia de São Paulo já há pessoas se articulando para enfrentar os filhinhos de papai que estão se mobilizando, a mando de partidos políticos e organizações estrangeiras, para sabotar a Copa do Mundo de 2014 com a finalidade única de influir na eleição presidencial.

Só que a reação à sabotagem pode estar tomando um caminho pouco recomendável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pessoa que relatou essas reuniões que começam a ocorrer na periferia de minha cidade sobretudo entre torcedores de futebol indignados com a iniciativa de sabotarem a Copa do Mundo através da intimidação de torcedores e, ainda, buscando desestruturar a Seleção psicologicamente, disse-me que há quem pretenda se armar para enfrentar os sabotadores.

É preocupante. Essa brincadeira de playboyzinhos desocupados e de políticos sem votos pode deixar um saldo trágico para o país. Resumindo: pode correr sangue.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fonte que me forneceu essas informações prometeu me colocar em contato com um desses grupos. Quero, pois, dar minha contribuição não apenas para combater a sabotagem da Copa, mas para impedir que os que são favoráveis e os que são desfavoráveis ao evento acabem se enfrentando numa batalha campal.

Se não é possível instilar bom senso entre os sabotadores da Copa, há que tentar fazê-lo entre os seus contrários. Violência nunca foi solução para nada. É possível, sim, combater sem violência esses grupos políticos que pretendem frustrar o evento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Primeiro, é preciso denunciar que está sendo gasto muito dinheiro na sabotagem da Copa. Os interesses estrangeiros que estão insuflando o movimento estão financiando, também, o aparato publicitário que vai surgindo. Adesivos bem confeccionados estão sendo colados no transporte público e panfletos vêm sendo distribuídos.

Quem está financiando tudo isso? As autoridades têm obrigação de descobrir, até por conta do dinheiro estrangeiro que está sendo empregado para esse fim.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No alto da página, você vê um dos panfletos contra a Copa que estão sendo distribuídos pelas ruas de São Paulo instruindo a molecada de classe média alta a se armar para intimidar o público dos jogos, sobretudo os turistas estrangeiros.

Manifestações contrárias às dos sabotadores também preocupam. Dois grupos radicalizados se encontrando não chega a ser uma boa notícia. Poderiam ser feitas manifestações a favor e contra a Copa, mas não diante dos estádios. Que cada uma ocorresse em locais separados. Se colocarem esses grupos um diante do outro, sobrevirá uma tragédia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não há grupos tão organizados dispostos a defender a realização da Copa do Mundo no Brasil. Esses grupos mal começam a se formar e, à diferença dos grupos que querem sabotar o evento, os que querem defendê-lo não têm dinheiro.

Contudo, todo aquele que quiser lutar contra essa iniciativa torpe de sabotar um evento tão importante para o Brasil sob fins exclusivamente políticos, sugiro, por exemplo, panfletagem ou, para quem puder gastar um pouco mais, confecção de adesivos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que tal panfletos e adesivos com a frase “SABOTAR A COPA É SABOTAR O BRASIL”? É só uma ideia. Podem surgir outras. Pode-se, por exemplo, fazer panfletos enumerando os benefícios que a competição trará ao país. Isso, claro, além do boca a boca.

Só o que não vai resolver nada será o enfrentamento. Os grupos de torcedores que começam a se formar não podem apelar para a violência.

Apesar das más intenções dos sabotadores da Copa, todo brasileiro tem o direito constitucional de fazer manifestações pacíficas. E se esses energúmenos partirem para a violência valendo-se dos artefatos na imagem acima, que a polícia cuide deles. Quem usar violência para combater a violência estará ajudando a sabotar a Copa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO