CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Laurez Cerqueira avatar

Laurez Cerqueira

Autor, entre outros trabalhos, de Florestan Fernandes - vida e obra; Florestan Fernandes – um mestre radical; e O Outro Lado do Real

208 artigos

blog

Conselhos populares de fiscalização e controle dos orçamentos públicos e das políticas públicas

"O 'orçamento secreto' é a expressão mais venal da privatização do dinheiro público. É preciso dar um basta nessa iniquidade", defende Laurez Cerqueira

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Chegou a hora de arquivar as lamentações, de se levantar e partir para fazer o que deve ser feito. O orçamento público está privatizado, sequestrado pelos vândalos da democracia, e cabe aos cidadãos libertá-lo das mãos invisíveis dos parlamentares do “Centrão”. A criação do “orçamento secreto” foi a ação mais audaciosa das forças políticas corruptas do Congresso Nacional. 

Isso acontece na cara dura, diante dos olhos do país, à revelia dos movimentos populares, que parecem não se interessar pela participação popular no controle social dos recursos públicos, como se o orçamento público fosse questão secundária. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O sistema político representativo, caracterizado pela delegação de poder, está cada vez mais distante dos problemas da sociedade e do ideário de construção da nação republicana, democrática, justa e livre. 

O “orçamento secreto” é a expressão mais venal da privatização do dinheiro público pelo clube de malandros que se perpetua no Congresso Nacional, como camaleões, de governo em governo, para fazer valer interesses privados. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É preciso dar um basta nessa iniquidade. Implodir essa aberração criada pela Câmara dos Deputados é a mais importante tarefa da cidadania no momento. E isso se faz com a organização e a participação populares na elaboração, no controle dos orçamentos públicos e das políticas públicas. 

O Brasil se tornou referência mundial em transparência na gestão pública, depois de aprovada a Lei da Transparência, no governo da presidenta Dilma, que determina a disponibilização de todas as informações públicas em meios eletrônicos. Na cerimônia de anúncio da “Parceria para Governo Aberto”, em Nova York, onde se reuniram vários chefes de Estado, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez questão de se referir à iniciativa brasileira como a mais avançada do mundo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O segundo passo a ser dado no momento, no sentido da democratização do poder e do Estado, seria institucionalizar definitivamente o controle social do orçamento e da gestão públicos por parte da sociedade. 

O Orçamento Participativo e a realização de Conferências de Políticas Públicas, periódicas, como as que  foram realizadas, voluntariamente, em alguns governos do PT e nos governos Lula, no passado, são, efetivamente experiências inovadoras e os mais adequados meios de participação popular, capazes de mobilizar a sociedade. O presidente Lula anunciou, na campanha, que quer de volta o orçamento participativo e as conferências. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O engajamento poderia ser organizado com a criação de “conselhos populares de fiscalização e controle do orçamento e das políticas públicas”, em todo o país, para ampliação do debate e vinculação direta da sociedade com as instituições legislativas e executivas, responsáveis pela gestão pública, seja nos níveis municipal, estadual ou da União. Uma dose  de cidadania para fortalecimento dos partidos políticos e consolidação da democracia.

O resgate do orçamento das mãos dos malandros do “Centrão” é uma tarefa das instituições populares de luta pela democracia direta, já que a democracia representativa nos deu como fruto o “orçamento secreto”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO