CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Conspiração partiu do Planalto

“Mensagens de teor golpista não são obra de lunáticos. Elas cumprem, em geral, a primeira etapa de um processo conspiratório, que consiste em fazer a cabeça da opinião pública, por meio de propaganda massiva”, analisa o jornalista Alex Solnik

Bolsonaro discursa em ato, em Brasília, em que manifestantes pediam intervenção militar (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik

São estarrecedoras as revelações da Polícia Federal no inquérito dos atos antidemocráticos instalado em abril de 2020 pelo ministro do STF Alexandre de Moraes: ao menos 80 contas identificadas como falsas e por isso derrubadas pelo Facebook em junho de 2020 dispararam milhares de mensagens de conteúdo golpista, incitando à intervenção militar e à volta da ditadura; 1045 delas partiram de computadores de órgãos públicos, tais como os da Presidência da República, da Câmara dos Deputados, do Senado e – pasmem - do Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército; 100 delas partiram do perfil Bolsonaro News entre novembro de 2018 e maio de 2019; e um perfil operou a partir de endereços ligados a Bolsonaro, no Palácio do Planalto e na casa da família no condomínio Vivendas da Barra, no Rio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A investigação da PF baseou-se no relatório do Atlantic Council, que analisa “comportamento inautêntico coordenado” na internet e que define esse caso como “operações executadas por um governo para atingir seus próprios cidadãos”; “páginas que atacam ex-aliados” e “tática do suposto gabinete do ódio”.

Mensagens de teor golpista não são obra de lunáticos. Elas cumprem, em geral, a primeira etapa de um processo conspiratório, que consiste em fazer a cabeça da opinião pública, por meio de propaganda massiva.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O artigo 22 da Lei 7.170, que pune “crimes que lesam o regime representativo e democrático”, afirma que “fazer propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social” sujeita o autor a pena de 1 a 4 anos de reclusão, acrescida de 1/3 se cometidos no lugar de trabalho e por meios de comunicação de massa.

O artigo 23 da mesma lei pune com 1 a 4 anos de reclusão quem “incitar à subversão da ordem política e social”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO