TV 247 logo
    Joaquim de Carvalho avatar

    Joaquim de Carvalho

    Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br

    317 artigos

    HOME > blog

    Convite de aliado de Tarcísio é o primeiro passo para aliança Ricardo Nunes-Pablo Marçal

    Prefeito de Sorocaba diz que o ex-coach, condenado por fraude bancária e ligado a criminosos, “é um grande empresário, referência nacional de sucesso”

    Pablo Marçal grava vídeo de hospital após ser agredido com uma cadeira por José Luiz Datena (Foto: Reprodução/Instagram)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Algumas horas depois das eleições, o prefeito reeleito de Sorocaba, Rodrigo Manga, fez um convite público para Pablo Marçal assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o que mostra que rebaixar a política a um nível nunca antes visto pode ser um bom negócio.

    “Estou fazendo oficialmente o convite para que Pablo Marçal aceite a oportunidade de estar como secretário de Desenvolvimento Econômico aqui na cidade de Sorocaba”, disse Manga, em vídeo postado no Instagram.

    “Nós sabemos que o Pablo é um grande empresário, uma referência nacional de sucesso, que conseguiu vencer na vida, inclusive ele tem empreendimentos aqui na região metropolitana e toda essa expertise (e experiência dele) vai fazer com que nossa região cresça mais ainda”, acrescentou.

    O prefeito afirmou ainda que ele e o povo sorocabano admiram muito o trabalho de Marçal. Manga foi reeleito com mais de 70% dos votos válidos, numa cidade que tem cerca de 800 mil habitantes, o 10o. maior orçamento do Estado e o 24o. do Brasil, entre os 5.568 municípios.

    O prefeito é conhecido por suas ações de marketing. Quando o avião da Aeronáutica, enviado por Lula, trouxe brasileiros que estavam em Israel, no ano passado, Manga foi até o aeroporto em Brasília para receber os passageiros, e uma mulher o agradeceu publicamente pelo esforço do resgate em Jerusalém.

    Nada mais falso, mas, para ele, o resultado foi positivo. Manga se tornou nacionalmente conhecido.

    O convite a Pablo Marçal coloca o prefeito novamente no cenário nacional, e é preciso indagar até que ponto associar o nome a um político já condenado por fraude bancária e, ainda, divulgar documento falso e manter ligação com criminosos pode resultar em dividendos eleitorais.

    Pelo cálculo que Manga faz, não é negativo. Isso mostra que, para ele, ou parte expressiva dos eleitores não acredita nas notícias sobre Marçal, ou esses mesmos eleitores não se importam com isso.

    Manga parece também estar atraindo Marçal para o grupo político do qual faz parte, o Republicanos, a que está filiado, assim como o governador Tarcísio de Freitas, de quem foi coordenador em 2022. Seria o primeiro passo para uma aliança Ricardo Nunes-Pablo Marçal.

    A própria administração de Manga é marcada por denúncias de corrupção. Ainda assim, sete em cada dez eleitores da cidade se manifestaram no sentido de que ele continue à frente da prefeitura.

    A relativização excessiva da política é um movimento a ser estudado. O crime compensa?

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados