CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Cotas raciais estigmatizam negros como inferiores intelectualmente

Desculpem se desagrado a maioria dos leitores. Mas no caso, descubro que não sou o único a pensar assim. Tenho ao meu lado o considerado Moacir Japiassu

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Hoje vou abrir este espaço que o Brasil 247 democraticamente reserva para as minhas opiniões para o ponto de vista de uma terceira pessoa. Não é uma pessoa qualquer. Trata-se do considerado Moacir Japiassu, que entre suas variadas funções, edita o Jornal da ImprenÇa (é assim mesmo, com o Ç diferenciado).

O Jornal da ImprenÇa é um crítico, no mais das vezes muito bem humorado (aqui e ali, um pouco ácido, eu diria) do que a mídia costuma publicar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No caso, a "opinião" do respeitado veículo coincide exatamente com a minha. Portanto, não creio que existam motivos para eu fingir que a ignoro. Ou pior. Usar argumentos do considerado Japiassu para produzir um artigo supostamente da minha lavra. Assim, tomo a liberdade de transcrever quase a íntegra do que o considerado diz no seu Jornal da ImprenÇa.

"A reserva de 20% das vagas em concursos para o serviço federal, proposta pela presidente Dilma Rousseff nesta semana, é vista com reserva por boa parte dos funcionários públicos negros. Para eles, a meritocracia deve ser o critério de seleção, e não a cor da pele. Grande parte deles acredita que a criação de cotas no serviço público é discriminatória e reforça o preconceito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ednaldo dos Santos, 52 anos, servidor do Ministério da Agricultura, avaliou que a implementação do sistema de cotas nos certames desrespeita a população e amplia o preconceito contra os negros e, até mesmo, entre eles. "As bancas organizadoras precisam avaliar o candidato pelos conhecimentos aferidos nas provas e não por causa da cor da pele. Isso é ridículo", afirmou.

Santos acredita que, diante da reprovação da maioria dos brasileiros, o sistema de cotas não deve entrar em vigor. Ele disse que o governo precisa rever alguns conceitos. "O mais justo seria estabelecer uma reserva de vagas para pessoas com dificuldades financeiras e não por raça", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já na opinião da servidora Nivaldina Santos da Paixão, 58, o sistema de cotas é um não reconhecimento da sabedoria dos negros. "Sem contar que é preconceituoso demais. Os próprios negros deveriam entender isso", afirmou. "Com isso, a nossa luta por igualdade perde todo o sentido. Será que não temos capacidade para passar em um concurso? Eu e meus filhos nunca precisamos de cotas para entrar na faculdade ou no serviço público. Foi tudo mérito nosso", frisou.

A implementação do sistema de cotas em concursos públicos também não agradou a Guaraciara Beca, 53. "É um total absurdo. Os negros que concordam com isso assumem que somos incapazes e menos inteligentes", afirmou. Para ela, o que deve prevalecer como critério para aprovação é a capacidade intelectual da pessoa. Constâncio dos Santos, 65, concorda com os colegas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele define o sistema de cotas como uma "discriminação sem medidas."

"Daqui a pouco vão criar cotas até para entrar no ônibus", disse a servidora Dilce Fernandes, 66, que, como todos os outros entrevistados, acima mencionados, é afrodescendente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A proposta, na opinião dela, pode trazer uma acomodação por parte dos negros e fortalece a ideia de que as pessoas dessa etnia são menos capazes de passar em um concurso do que outros. Para ela, medidas que segregam as pessoas pela cor da pele tendem a recrudescer o preconceito".

A propósito das tais cotas, eu acrescentaria um deputado de Minas Gerais, que acaba de dar sua importante contribuição para o debate sobre reserva de vagas em concursos públicos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) anunciou, durante um ciclo de debates na Assembleia Legislativa mineira, a intenção de incluir na agenda de prioridade do governo estadual a proposta de criação de cota de 10% nos certames do estado.

Os beneficiados, desta vez, são os ex-dependentes químicos. De acordo com o político, a intenção é reinserir o antigo usuário de drogas no mercado de trabalho para mantê-lo afastado do vício.

Ou seja, para me beneficiar desse tipo de cota, eu precisaria antes me tornar um viciado em drogas. Seria cômico se não fosse...

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO