CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

916 artigos

blog

CPMI golpista é novo 8 de janeiro

"As versões que o bolsonarismo quer explorar simplesmente desprezam a lógica, o bom senso e a inteligência das pessoas", diz Eduardo Guimarães

Plenário da Câmara dos Deputados e ato terrorista em 8 de janeiro (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados | Joedson Alves/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Para começo de conversa, a famigerada Comissão Parlamentar  Mista de Inquérito sobre a intentona golpista e bolsonarista levada a cabo em 8 janeiro deste ano é nada mais, nada menos que uma extensão da mesma tentativa de  golpe

Explicando melhor: no limite, o bolsonarismo sonha em construir um cavalo-de-batalha análogo às pedaladas fiscais atribuídas a Dilma Rousseff e que serviram para derrubá-la. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As versões que o bolsonarismo quer explorar simplesmente desprezam a lógica, o bom senso e a inteligência das pessoas. Há duas versões mais fortes que os golpistas planejam explorar, entre as várias maluquices que voam por aí:

1a) - O governo Lula fez "corpo mole" diante dos ataques aos Palácios da República. Segundo a teoria, teria permitido que os golpistas avançassem sem sequer sofrerem oposição da polícia e do Exército. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

2a) O governo  Lula vestiu petistas de verde e amarelo e os mandou atacarem os Palácios. Simples assim. 

Chega a ser ridículo explicar por que essas teorias não durariam uma fração de segundo em uma investigação séria, já que há contra os bolsonaristas nomes, RGs CPFS, postagens em redes sociais, vídeos, financiadores com cara e nome e muito mais que mostra que eram todos bolsonaristas-raiz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um ex-deputado bolsonarista andou criticando uma das teorias mais malucas dos golpistas, a de que Lula estava no Planalto na hora da invasão. Só isso já mostra como são delirantes, já que há um mundo de provas de que o presidente estava em Araraquara, interior de São Paulo, no dia dos fatos. 

Então por que os bolsonaristas se esforçaram tanto para instalar a CPMI do 8 de janeiro? Porque vêem nela a  chance de criar dúvidas sobre as próprias culpas nas mesmas mentes imbecilizadas que votaram em Bolsonaro na eleição do ano passado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O efeito da farsa, porém, não seria meramente político. Note-se que, contra Dilma, inventaram uma balela qualquer e ela foi derrubada facilmente, porque a direita sempre foi muito forte no Legislativo. Assim, se colar, colou. E dá-lhe golpes no Brasil

Ocorre que a dimensão absurda das teses que tentam levantar está sendo vista -- inclusive pelas autoridades do Sistema de Justiça Brasileiro -- como mais uma tentativa de golpe. Ou uma tentativa de desgastar a democracia fazendo valer uma farsa abjeta e criminosa. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por conta disso, o Supremo e o TSE já aceleraram processos contra o próprio Bolsonaro. A inelegibilidade sairá em alguns dias e a vinculação dele com o 8 de janeiro já foi consolidada na sua inserção na investigação sobre a intentona golpista. 

Bolsonaro e Anderson Torres já têm lugar garantido como convocados pela CPMI, se ela realmente ocorrer. Anderson Torres, que recusou oferta da oposição para vitimizá-lo com visitas a ele na prisão e venda da teoria de que é uma vítima do "malvado" STF. Afinal, não quer marola com aqueles que podem prolongar MUITO o seu suplício. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é por outra razão que reportagem do Correio Braziliense desta segunda (24) dá conta de que a oposição já está querendo desistir da CPMI que propugnou até não mais poder. Simplesmente porque o tiro está com cara e cheiro de que vai sair pela culatra. 

Note-se que, enquanto Lula ficou 580 dias de cabeça erguida no cárcere, Torres chora, esperneia e emagrece 12 quilos após míseros 100 dias. Eis por que Lula está governando o país pela terceira vez.

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO