CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Adilson Roberto Gonçalves avatar

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico em Campinas-SP

184 artigos

blog

Crítica e censura à imprensa

Os limites da democracia já foram ultrapassados há tempos pela família de milicianos no poder e os rompantes de censura à Folha e à Globo e a ameaça de um novo AI-5 são apenas a faceta fascista da semana

(Foto: Antonio Cruz - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma defesa maniqueísta da imprensa seria tão nefasta quanto são nefastos os ataques que explicitamente ela está sofrendo nesses dias. São algumas reflexões sobre os fatos, exaradas à luz do que nos chega pelos próprios meios de comunicação.

No que pese a necessidade da constância da investigação jornalística de casos pretéritos, a revista Veja não fez uso de boas práticas ao trazer matéria sem novidade sobre o assassinato de Celso Daniel, cujo conteúdo foi contestado por vários envolvidos. A paixão pela condenação de alguém é explicada no âmbito humano, mas a imprensa deve ponderar o impacto de ilações em momento tão delicado no País, com governo à deriva atolado em laranjal podre, e a Constituição sendo ameaçada até por quem tem obrigação de defendê-la.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, o destempero a que chegou Bolsonaro em suas críticas à Globo mostra que o conteúdo da reportagem da emissora está bem perto da solução dos assassinatos de Marielle Franco e de Anderson Gomes. Por muito menos tal desgovernante já teria sido alijado do poder. Cabe agora ao STF cumprir seu papel de julgar o mandatário da nação e colocar um fim a esse momento sombrio de nossa história.

Assim, os limites da democracia já foram ultrapassados há tempos pela família de milicianos no poder e os rompantes de censura à Folha e à Globo e a ameaça de um novo AI-5 são apenas a faceta fascista da semana. O perigo já deixou de ser iminente para se transformar em realidade e não há o que o impeça, em face de um Congresso muito fraco que pondera seus ganhos e perdas pessoais, antes de atuar em prol da liberdade duramente conquistada pela sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, a melhor resposta aos tresloucados ataques à imprensa de Bolsonaro é fazer o bom jornalismo. No caso específico da Folha de S. Paulo, editorial e coluna de sua Ombudsman alertam para esse risco à democracia. O jornal, por seu turno deve ser cada vez mais preciso, por exemplo, incluindo Anderson Gomes como vítima de assassinato junto com Marielle Franco e assumindo posições políticas, deixando de propalar a inexistente isenção absoluta da notícia. Isso dará mais vigor aos veículos, como acontece nos Estados Unidos, porém não impedindo os ataques oficiais que são ditatoriais na origem, o que já sabíamos bem antes das eleições de 2018.

Adilson Roberto Gonçalves, pesquisador da Unesp, membro da Academia Campineira de Letras e Artes, da Academia de Letras de Lorena e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO