CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Currais eleitorais

"Não surpreende a informação de que igrejas evangélicas estimularam invasores de 8/1", avalia

Manifestantes invadem prédios públicos na praça dos Três Poderes, na foto manifestantes entram em conflito com policiais da forca nacional entre os prédios do Congresso Nacional e Palácio do Planalto (Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

   Não surpreende a informação de que igrejas evangélicas estimularam invasores de 8/1. Apenas confirma a coexistência espúria da religião com a política, apesar de o estado ser laico. 

   Igrejas evangélicas representam votos. Formam currais eleitorais. Os pastores mandam os fiéis votarem em quem determinarem. Em contrapartida, as igrejas são protegidas pelos políticos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Os padres católicos não impõem candidatos aos fiéis. Nem rabinos judeus. Nem muçulmanos. No Brasil, somente os evangélicos atuam dessa maneira. 

   Eles foram trazidos para a política por Fernando Collor de Mello, nas eleições de 1989. E hoje têm até um partido importante, que só não se denomina evangélico porque é proibido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Quem mais usou e abusou do curral evangélico foi, sem dúvida, Jair Bolsonaro. A ponto de escolher um ministro do STF “terrivelmente evangélico”.

   A esse curral, ele somou outro: o dos milicianos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Diferentemente de outros grupos criminosos, que só se preocupam com lucros milionários e grandes golpes, os milicianos oferecem, também, votos a políticos, em troca de proteção. Muitos votos. Não por acaso recebem homenagens e elogios do clã Bolsonaro. 

   Os evangélicos ameaçam com castigo divino se suas ovelhas não votarem em seus candidatos, os milicianos ameaçam com armas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

   Mas ambos formam currais eleitorais que deturpam a disputa por votos, na medida em que impedem, sob coação, a liberdade de escolha do eleitor. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO