CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geraldo Seabra avatar

Geraldo Seabra

Jornalista

13 artigos

blog

Datafolha garante transferência de votos de Lula para Haddad

Lula e o PT, que podem estar marchando para sua quinta vitória em todas as eleições presidenciais disputadas neste século, pouco teriam a temer dos tucanos, se considerado pelo menos esse saldo histórico de vitórias

Datafolha garante transferência de votos de Lula para Haddad (Foto: Paulo Pinto - Agência PT)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao contrário do que tentam transmitir em seus comentários analistas políticos da Rede Globo e da mídia impressa golpista, a mega-pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira (22) evidencia a consolidação da possibilidade de transferência de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o ex-prefeito Fernando Haddad, caso Lula seja impedido e o candidato a vice venha ocupar o seu lugar na chapa do PT, junto com Manuela D’Ávila, do PCdoB.

Como candidato a vice, Haddad já aparece na pesquisa com 4% das intenções de voto, ao lado do presidenciável Álvaro Dias (Podemos), que segundo o levantamento vence Geraldo Alckmin (PSDB-Centrão) na região Sul. Seu potencial de crescimento foi confirmado por 49% dos entrevistados, dos quais 31% afirmaram que votariam em um candidato indicado por Lula enquanto outros 18% admitiram essa possibilidade. Mesmo sem Lula, o Datafolha confirma o PT no segundo turno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outro dado que está escapando a esses analistas é o índice popularidade/rejeição dos candidatos apurado na pesquisa. De acordo com o Datafolha, a menor relação é a de Lula, conhecido por 99% enquanto é rejeitado por apenas 34%, abaixo ainda das suas intenções de voto. Jair Bolsonaro é conhecido por 79%, mas sua rejeição é de 39%, o dobro das suas intenções de voto.

Já Haddad é conhecido por 59% dos eleitores e sua rejeição é baixa, de apenas 21%, o que potencializa o seu crescimento. No campo do centro, 93% dos eleitores conhecem Marina, e 25% a rejeitam, enquanto Alckmin é conhecido por 88% das pessoas ouvidas na pesquisa mas 26% declararam que não votariam no tucano em nenhuma hipótese.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Espólio”

Os analistas também exploram de forma equivocada um tal “espólio” dos votos de Lula, como se o ex-presidente estivesse morto e sem condições de manifestar apoio ao candidato da sua preferência e confiança. Eles se valem do fato de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) dobrarem suas intenções de voto quando o Datafolha exclui Lula e considera apenas Jair Bolsonaro (PSL) como o líder da pesquisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A análise enganosa faz parte da estratégia de aproximar Marina de Bolsonaro, diante do fiasco da candidatura de Geraldo Alckmin. A ex-ministra de Lula, que já renegou suas origens petistas tanto quanto os filhos de Roberto Marinho renegam o apoio das Organizações Globo à ditadura, é a opção da direita ao brucutu representado por Bolsonaro, particularmente no campo da economia.

No cenário sem Lula, onde Bolsonaro atinge 22% dos votos, o Datafolha joga Marina para o segundo lugar, mas ameaçando-o com seus 16%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, Bolsonaro pode estar com 24% e Marina com 14% , mas numa possibilidade mais otimista para os analistas a ex-seringueira pode estar também com 18% e o ex-capitão com 20%. Ou seja, estariam separados apenas pela margem de erro da pesquisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Outra confusão que os analistas da Rede Globo e dos jornalões estão tentando fazer junto ao eleitor é creditar a Lula o crescimento de Bolsonaro, a quem estaria “empurrando” para o segundo turno e assim evitar um confronto com Alckmin. Na verdade, a derrocada de Alckmin vem da sua incompetência administrativa em São Paulo, onde denúncias de corrupção vão de superfaturamentos de obras públicas à merenda escolar, e de ineficiência da educação à segurança, além, é claro, da sua candidatura se identificar e representar a continuação do governo Temer.

Diante desse quadro, Lula e o PT, que podem estar marchando para sua quinta vitória em todas as eleições presidenciais disputadas neste século, as quatro anteriores sobre o PSDB – duas sobre José Serra (2002 e 2010), uma sobre o próprio Alckmin (2006), e a última sobre Aécio Neves (2014) – pouco teriam a temer dos tucanos, se considerado pelo menos esse saldo histórico de vitórias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO