CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jeferson Miola avatar

Jeferson Miola

Articulista

1129 artigos

blog

Datafolha mostra que vantagem de Lula segue estável, apesar do terrorismo da maquinaria fascista

"A manutenção da dianteira do Lula é um feito significativo, que reforça a perspectiva de vitória no próximo 30 de outubro", escreve Jeferson Miola

Simone Tebet e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Jeferson Miola, para o 247

A pesquisa Datafolha [7/10] mostra um cenário de estabilidade das tendências eleitorais em comparação com o resultado da votação em 2 de outubro. Na pesquisa, Lula tem 53% e Bolsonaro 47% das intenções de votos válidos, já expurgados os votos nulos e em branco.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Este resultado, semelhante aos levantamentos realizados por outros institutos no curso da semana, indica que Lula sustenta a vantagem obtida no primeiro turno.

Em 2 de outubro, Lula obteve 57.259.504 votos, recorde de votação por um candidato no primeiro turno, correspondente a 52,9% dos votos válidos. Já Bolsonaro teve 51.072.345 votos, equivalente a 47,1% dos válidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como mostra a tabela, a pesquisa identifica desempenhos praticamente idênticos aos obtidos pelos dois candidatos na votação no primeiro turno:

tabela


CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta situação pode confirmar a hipótese de que Bolsonaro praticamente realizou no primeiro turno o desempenho que teria no segundo. Ou seja, que teria atingido seu teto.

Para crescer significativamente nos dias finais da campanha, Bolsonaro pode ter se beneficiado de alguns fenômenos, como a migração de votos úteis antipetistas da campanha bolsonarizada do candidato Ciro para ele, a eficácia da propaganda criminosa massiva nas redes sociais e o impacto das medidas demagógicas e eleitoreiras executadas nas últimas semanas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa também confirma a cristalização do cenário eleitoral, em que 93% dos eleitores já estão totalmente decididos em quem votar em 30 de outubro e 51% rejeitam Bolsonaro. A avaliação do governo militar subiu de 31% para 37%, possivelmente turbinado pelo derrame de dinheiro público para medidas demagógicas e eleitoreiras.

Em relação aos eleitores que votaram em Simone Tebet e Ciro Gomes no primeiro turno, que somaram 8.514.710 votos, a maioria opta por votar em Lula no segundo turno.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Datafolha evidencia que Lula preserva o favoritismo para vencer a eleição. A manutenção da dianteira do Lula é um feito significativo, que reforça a perspectiva de vitória no próximo 30 de outubro.

Lula vencerá apesar da brutalidade e do terrorismo da maquinaria fascista de propagação de mentiras e ofensas – em igrejas e cultos religiosos, por empresários inescrupulosos, estruturas milicianas e do crime organizado, além, obviamente, das redes sociais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO