CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2473 artigos

blog

De Glauber Rocha para Bolsonaro: “Não me entrego ao capitão”

"Glauber está na ordem do dia. Ele dá nome ao aeroporto de Vitória da Conquista, onde nasceu, em 1939, inaugurado hoje em meio a um festival de ataques à constituição, à civilidade e aos nordestinos, perpetrado pelo capitão que os brasileiros houveram por bem colocar na cadeira de presidente da República", afirma o jornalista Alex Solnik

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia - “Corisco”, um dos mais conhecidos cangaceiros de Lampião foi assassinado pela polícia do Estado Novo, a 25 de maio de 1940, em Jeremoabo, na Bahia.

  A cena, dramatizada por Glauber Rocha em “Deus e o Diabo na terra do Sol” é uma das sequências mais extraordinárias do cinema brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Enquanto “Corisco”, interpretado por Othon Bastos, tenta se esquivar das balas dos “macacos”, sem jamais abdicar da sua dignidade, ouve-se a voz grave de Sérgio Ricardo cantando o tema, de sua lavra e que virou sinônimo do filme.

  Você ouve a música e lembra do filme; vê o filme e lembra da música.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Dificilmente tenha havido outra música e filme tão siameses na história do cinema brasileiro.

  Glauber está na ordem do dia. Ele dá nome ao aeroporto de Vitória da Conquista, onde nasceu, em 1939, inaugurado hoje em meio a um festival de ataques à constituição, à civilidade e aos nordestinos, perpetrado pelo capitão que os brasileiros houveram por bem colocar na cadeira de presidente da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Lançado a 10 de julho de 1964, o filme é um libelo contra o obscurantismo do Estado Novo e do regime militar que tinha sido inaugurado a 1º. de abril daquele ano.

  E a letra, uma aula de resistência aos tiranos, parece adivinhar o que aconteceria 65 anos depois quando diz: “eu não me entrego ao capitão”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

  Basta colocar o povo brasileiro no lugar do Corisco.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO