CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cesar Calejon avatar

Cesar Calejon

Jornalista, mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP com especialização (MBA) em Relações Internacionais pela FGV. Autor dos livros A ascensão do bolsonarismo no Brasil do Século XXI, Tempestade Perfeita: o bolsonarismo e a sindemia covid-19 no Brasil e Sobre Perdas e Danos: negacionismo, lawfare e neofascismo no Brasil

36 artigos

blog

Debate reforçou que o antibolsonarismo é a principal força sociopolítica das eleições em 2022

"Bolsonaro deve ser confrontado. Deve ser lembrado que no próximo ano enfrentará o peso da justiça por todos os crimes que cometeu", escreve Cesar Calejon

Bolsonaro no debate da Band (Foto: Renato Pizzutto/Band)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Cesar Calejon, para o 247 

Aconteceu ontem o primeiro debate entre os presidenciáveis. Promovida pelo site UOL, pelo jornal Folha de São Paulo e pelas redes de televisão Band e TV Cultura, a iniciativa reuniu Lula, Bolsonaro, Ciro, Tebet, Soraya Thronicke e Felipe D'Avila. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta ocasião, o líder das pesquisas não repetiu a atuação impecável que apresentou na última quinta-feira, durante a sabatina do Jornal Nacional. Contudo, Bolsonaro teve, de longe, a pior atuação e perdeu o debate na opinião dos eleitores indecisos, segundo pesquisa consolidada hoje pelo Datafolha. 

Ainda segundo esta sondagem, Simone Tebet foi a vencedora do confronto de ontem. Este é um dado interessante por demonstrar empiricamente que, em ampla medida, o antibolsonarismo é a principal força sociopololítica da nação neste momento. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para todos os efeitos, Tebet não fez uma apresentação brilhante ou sequer trouxe dados e ideias inovadoras ao debate. Como explicar então que uma candidata inexpressiva e sem nenhuma ressonância junto às grandes massas populacionais do Brasil possa ter vencido o debate sem apresentar absolutamente nada de novo ou significativo? Por meio do antibolsonarismo.

Tebet venceu a batalha de ontem, assim como Ciro Gomes obteve algum destaque, porque foram as duas figuras que confrontaram Jair Bolsonaro diretamente. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mdbista disse, explicitamente, não ter medo de Bolsonaro e fez colocações duras contra o atual presidente. Ciro Gomes atuou de forma similar em alguns momentos. 

Mais contido, Lula apenas disse, no que foi um dos seus melhores momentos no debate de ontem: "(...) em um decreto só eu vou apagar todos os seus sigilos". 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Extremamente massacrada pelo bolsonarismo ao longo dos últimos anos, a imensa maioria da população brasileira deseja ver Jair Bolsonaro ser enfrentado diretamente, com força, propriedade e precisão.  

Evidentemente, essa abordagem deve ser executada com muita cautela, sem gritarias ou demonstrações exacerbadas de masculinidade tóxica, mas também não pode ser evitada, sob pena de frustrar a ânsia dos eleitores que não aguentam mais sequer ouvir a voz de Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para os próximos debates, seria interessante reajustar esta estratégia que pretende evitar o confronto a qualquer custo. Bolsonaro deve ser confrontado. Deve ser lembrado de que a partir do ano que vem enfrentará o peso da justiça por conta de todos os crimes que cometeu à frente do Poder Executivo. 

O povo brasileiro está com essa demanda entalada na garganta e espera que Lula assuma essa posição de liderança e comando do antibolsonarismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO