CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mario Vitor Santos avatar

Mario Vitor Santos

Mario Vitor Santos é jornalista. É colunista do 247 e apresentador da TV 247. Foi ombudsman da Folha e do portal iG, secretário de Redação e diretor da Sucursal de Brasilia da Folha.

92 artigos

blog

Definição mais clara de genocídio não pode haver do que as ações de Israel agora na Palestina

Israel é um tresloucado experimento colonial baseado numa ideologia de supremacia racial e religiosa, escreve Mario Vitor Santos

Ataque israelense à Palestina (Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A julgar pelos anúncios feitos pelo regime de Benjamin Netanyahu, confirmados por mapas e relatos sobre a ofensiva mortal dos blindados israelenses sobre a Faixa de Gaza, o objetivo é provocar um êxodo e uma étnica dos 2,3 milhões de palestinos que estavam até agora obrigados a viver. Definição mais clara de genocídio não pode haver: o "extermínio deliberado, total ou parcial, de uma comunidade, grupo nacional, étnico, racial ou religioso".

No rastro das mais de 6 mil bombas atiradas de todas as formas, os blindados estão sendo enviados para forçar a retirada dos palestinos de suas casas e campos. Querem impor uma marcha de centenas de milhares de pessoas saídas das cidades desocupadas em direção ao sul, à fronteira com o Egito. E fazer este corredor humano, não se sabe como, atravessar a linha divisória. Deseja banir os que estiverem vivos para o país vizinho, no deserto do Sinai. O Egito já disse que não aceita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É notável a farsa israelense contida na versão inicial de que sua operação inicial visava o Hamas, metamorfoseando-se agora num massacre de proporções inéditas contra um povo inteiro e contra suas aspirações nacionais.

Nos ataques desta terça-feira, Israel atingiu áreas densamente povoadas, matando dezenas e ferindo centenas. Os militares israelenses dizem ter matado um líder do Hamas, mas quem acredita na veracidade dessa informação ou na eficácia dela para a solução do problema?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao que aparece nos mapas, os blindados israelenses desejam atravessar a Faixa de Gaza pela área central numa passagem até o Mediterrâneo.

Como noticiou o jornal Haaretz, neste avanço morreram os dois primeiros dois soldados israelenses. Outros sinais de resistência apareceram em foguetes palestinos atirados contra Telavive.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Do Iêmen, o líder dos rebeldes Houthis declarou guerra a Israel. O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, apoiado pelo Irã, anuncia para sexta-feira pronunciamento que só pode ir no mesmo sentido de uma declaração de guerra a Israel a partir de suas bases na Síria e no Líbano, as quais já vêm sendo bombardeadas por Israel.

O barril de pólvora já explodiu no dia 7 passado. O que pode vir por aí será em todos os sentidos uma hecatombe. É o resultado da transferência de uma população europeia para ocupar a Palestina, num tresloucado experimento colonial baseado numa ideologia de supremacia racial e religiosa chamada sionismo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO