CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Delação premiada

O depoimento do delator pode conter qualquer nome, apontar qualquer fato, acusar o que sempre atrapalhou, que não aceitou a cumplicidade, preservar comparsas, retardar a Justiça à verdade

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Delação premiada" é a denominação popular da colaboração premiada estabelecida pela Lei 12.850 de agosto de 2013. O instituto primeiramente foi utilizado pelos juízes criminais no trato do crime organizado, inspirados no direito comparado, também previsto na lei dos crimes contra o sistema financeiro; dos crimes tributários e na dos crimes hediondos.

Trata-se de meio de obtenção de prova, mas não prova em si.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Busca-se a celeridade na apuração e punição de organizações criminosas, de maneira que um dos suspeitos do grupo se compromete em cooperar na apuração dos fatos, dando as informações que detém conhecimento, não podendo reservá-las ou omitir. Ou seja, delata comparsas e o funcionamento em troca de alívio na sua pena.

Trata-se de uma negociação entre o Estado e o criminoso confesso, empregada como recurso de investigação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O tema atinge seu ponto crítico na ponderação da real confiança da narrativa delatada, seus possíveis subterfúgios, podendo ser verdadeiro esconderijo dos legítimos criminosos.

O depoimento do delator pode conter qualquer nome, apontar qualquer fato, acusar o que sempre atrapalhou, que não aceitou a cumplicidade, preservar comparsas, retardar a Justiça à verdade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A busca dos próprios interesses, para além do perdão do Estado, pode ser até macular a imagem de um inimigo, um inocente e também preservar o detentor da chave do cofre, tornando ainda maior sua parte no tesouro.

Como exemplo, há delator na investigação de desvio de recursos da Petrobras que teria mentido no passado, quando firmou acordo de colaboração com a Justiça em outra investigação de grande repercussão, fato reconhecido pelo próprio procurador federal que atuou no caso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, delação premiada deve estar firmemente assegurada por provas, seu aproveitamento judicial e efeitos no consciente comum antes merecem sopesamento, tal qual se faz com a testemunha suspeita de parcialidade, ou indigna de fé.

Coautoria de Alexandre Marrocos, advogado

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO