CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1184 artigos

blog

Derrotas de Bolsonaro e Trump mostram que a humanidade respira

'As duas eleições em países tão diferentes indicam que a humanidade respira um oxigênio que pode ser útil aos povos do mundo', diz Paulo Moreira Leite

Jair Bolsonaro e Donald Trump (Foto: Alan Santos - PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma das disputas políticas fundamentais deste período, em todo mundo, a sucessão presidencial brasileira terminou com uma vitória dupla. Não só o candidato da extrema direita foi derrotado, mas o eleitorado desprezou várias opções conservadoras fantasiadas de terceira via para cravar a terceira vitória de Lula numa eleição presidencial. 

Em dois turnos, brasileiras e brasileiros definiram com clareza, nas urnas, qual é seu projeto de país. Num caso único na história da Republica, Lula ocupa a presidência pela terceira vez, sempre pelo voto direto e terá uma oportunidade preciosa de iniciar a reconstrução do estado brasileiro, esvaziado de forma radical no período Temer-Bolsonaro. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A conjuntura internacional, ao menos desta vez, não está unida numa ação imediata contra o projeto encarnado por Lula. Não se ouviu um pio de solidariedade ao bolsonarismo, salvo nos subterrâneos do fascismo internacional. 

O tropeço de Trump nas eleições legislativas nos Estados Unidos, onde colheu um resultado decepcionante para quem imaginava o início de uma caminhada triunfal pelo retorno a Casa Branca, mostra que as forças mais reacionárias do império estão longe de fazer unanimidade dentro de casa. Enfim. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é preciso cultivar ilusões a respeito do Partido Democrata e seus líderes, responsáveis por ataques violentos à democracia em várias partes do mundo -- inclusive no Brasil. 

Apesar das imensas dificuldades e fraquezas que persistem na conjuntura mundial, as duas eleições em países tão diferentes, que atravessam conjunturas tão diversas, indicam que a humanidade respira um oxigênio que pode ser útil aos povos do mundo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO