CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cássio Faeddo avatar

Cássio Faeddo

Sócio Diretor da Faeddo Sociedade de Advogados. Graduado em Direito pela Universidade Paulista (1994). Mestre em Direitos Fundamentais pelo UNIFIEO. Professor de Direito tendo lecionado no Centro Universitário SENAC, Anhembi Morumbi e UNIBERO. Tem especialização em Direito Internacional.

4 artigos

blog

Desmatamento desenfreado é uma verdadeira ameaça à soberania nacional

A imagem do que ocorre na região tem corrido o mundo como de devastação. Não importa se tem a informação, mas a impressão que se passa é que destruímos florestas para plantar soja e criar gado. Se a imagem de que o mundo precisa fazer algo em relação ao meio ambiente brasileiro ganhar musculatura internacional, nossa soberania pode ser atingida

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A formação de um foro permanente para a discussão e ações para a preservação do meio ambiente denominada Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é uma excelente iniciativa para colocar luz em um tema complexo e com diversas narrativas.

São mais de duzentas instituições participantes incluindo empresas dos setores da agricultura e pecuária, além de outros segmentos interessados em harmonizar economia e preservação do meio ambiente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale destacar que a Constituição da República garante e traz em seu artigo 225 o direito fundamental afirmando que todos “têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações ”.

Sendo assim, a iniciativa está sim amparada por um fundamento constitucional. É importante salientar que o referido texto normativo impõe uma obrigação, porém essa obrigação não é só do Estado ou do governo, mas de toda a sociedade. No entanto é papel da administração pública implantar ferramentas de preservação do meio ambiente. Assim, cabe aos municípios, estados e a união o uso do poder de polícia e legislação de acordo com a competência de cada um.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A preocupação global no âmbito ambiental vem, paulatinamente, acontecendo desde o fim da 2ª Guerra Mundial, ocupando a pauta da Organização das Nações Unidas. Com isso, podemos mencionar diversas iniciativas da ONU, que vão desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizado em 1972 em Estocolmo, na Suécia, ao Protocolo de Montreal (1987), a ECO 92 no Brasil, Protocolo de Kyoto (1997), Rio+10 (2002), Rio+20 (2012) até o Acordo de Paris (2015), que indicam em frequência que a preocupação multilateral com o meio ambiente aumenta expressivamente.

Recentemente o relator especial da ONU, Baskut Tunkat, oficial responsável pelos temas de resíduos tóxicos e direitos humanos, propôs aos países que abram inquérito para investigar a situação do Brasil na questão ambiental. Mesmo que o inquérito não ocorra, o desconforto e prejuízo para o Brasil já foi consolidado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A Amazônia, em especial, concentra diversos biomas em seu vasto território tratando-se de questão complexa que merece ser estudada desde sua importância como território e soberania brasileira até recursos naturais ali existentes e ainda desconhecidos.

A região concentra 20% da água doce do planeta, bem mais importante para a humanidade atualmente, pois garante até mesmo a manutenção da produção agrícola e pecuária brasileira e, obviamente, para o consumo humano. Logo, para existir agronegócio será necessário existir meio ambiente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dentre os problemas diversos, a imagem do que ocorre na região tem corrido o mundo como de devastação. Não importa se tem a informação, se tem cores reais ou não, mas a impressão que se passa é que destruímos florestas para plantar soja e criar gado.

Logo, se a imagem de que o mundo precisa fazer algo em relação ao meio ambiente brasileiro ganhar musculatura internacional, nossa soberania pode ser atingida.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO