Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

458 artigos

HOME > blog

Desrespeito por "conveniência" no mapa planetário

Donald Trump ao atacar o Irã, encenando ou não, desrespeita a carta das nações da ONU

Presidente dos EUA, Donald Trump, no Capitólio, em Washington - 20/05/2025 (Foto: REUTERS/Ken Cedeno)

Estava eu passando meus olhos pelo noticiário, e pincei este fragmento: “O ataque conduzido pelos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas foi duramente criticado pelo analista militar e ex-oficial da inteligência dos fuzileiros navais dos EUA, Scott Ritter, que classificou a ação como “puro teatro político”. Em entrevista concedida à Sputnik Internacional neste domingo (22), Ritter afirmou que os bombardeios não atingiram o objetivo alegado de enfraquecer o programa atômico do Irã e serviram apenas para reforçar uma postura simbólica do governo Trump”. Site Brasil 247.

As tensões no mundo sempre existiram. As primeiras sociedades batalhavam seus conflitos com paus e pedras, e hoje, no século da I.A., a tecnologia é a máquina mais poderosa a serviço do imperialismo.

A prática sistêmica de subjugar e imperar se tornou viciante para as mentes prostituídas pelo vampirismo apelidado de capitalismo. Explorar e enganar é o que estimula o Homo corruptus imperialistis.

 A mentira é outra tática de guerra, e ferramenta ideal contra o povo: “Durante a preparação para a foto oficial do G7,  o presidente Lula se distraiu momentaneamente, sendo chamado pelos colegas para se posicionar, o que é um episódio corriqueiro em eventos com muitas autoridades. O momento foi registrado pelas câmeras e interpretado exageradamente nas redes sociais. Nenhum veículo de imprensa confiável relatou qualquer comportamento embaraçoso, queda ou suspeita de embriaguez",como as más línguas tentaram veicular. O desrespeito sob a forma dos chamados memes nos convoca a refletir: “Quem é o nosso principal adversário no mapa planetário”?

Uma coisa é certa: todos os acordos e tratados internacionais também estão sendo desrespeitados, incluindo Westfalia: o ser humano, belicoso por natureza, conseguiu  lá no século XVII, 1648, mesmo com sua altivez realizar um acordo que visava a soberania de cada Estado: considerado soberano dentro de suas próprias fronteiras, com o direito de exercer controle total sobre seus assuntos internos, sem interferência de outros Estados. 

 Isto se deu após a Guerra de 30 anos entre França, Inglaterra, Espanha, Portugal,  Dinamarca, Países Baixos, Áustria, Suécia, entre 1618 e 1648. Disputas por poderio econômico/religioso são um câncer social do planeta.

Donald Trump ao atacar o Irã, encenando ou não, desrespeita  a carta das nações da ONU, e isto deixa claro que o teatro no mapa do planeta é o que faz viver e morrer...

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados