CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Socorro Gomes avatar

Socorro Gomes

Socorro Gomes é presidenta do Conselho Mundial da Paz

14 artigos

blog

Deter a guerra imperialista contra a Síria

A guerra contra a Síria é um martírio imposto como cálculo geoestratégico de potências que não se detêm diante das táticas mais nefastas, inclusive a aliança com grupos terroristas, para derrubar um governo legítimo que não se submete

A guerra contra a Síria é um martírio imposto como cálculo geoestratégico de potências que não se detêm diante das táticas mais nefastas, inclusive a aliança com grupos terroristas, para derrubar um governo legítimo que não se submete (Foto: Socorro Gomes)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A guerra contra a Síria é um martírio imposto como cálculo geoestratégico de potências que não se detêm diante das táticas mais nefastas, inclusive a aliança com grupos terroristas, para derrubar um governo legítimo que não se submete.

A mais recente fase na escalada contínua da agressividade das forças imperialistas, a decisão dos EUA, Reino Unido e França de atacar o país árabe anunciada por um Donald Trump chauvinista e beligerante, nos remete às ignomínias dos ataques à Bósnia, à antiga Iugoslávia, ao Iraque e à Líbia. Sempre se dão sob o cínico pretexto de proteção dos direitos humanos, uma ofensa e escárnio às vítimas de sua guerra de rapina contra nações e povos com o único objetivo de impor o seu controle e garantir o saque.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É, por isso, imprescindível o fortalecimento das crescentes iniciativas dos movimentos sociais e das forças progressistas e democráticas que, em solidariedade resoluta com o povo sírio na luta por livrar o seu país dos grupos terroristas, mercenários e estrangeiros que interferem em seu destino, clamam por uma manifestação massiva de repúdio absoluto à intervenção militar imperialista, à agressão e à guerra contra a Síria.

O Conselho Mundial da Paz tem se manifestado reiteradamente em solidariedade ao povo sírio na defesa dos rumos da nação, denunciando incessantemente as manobras e pretextos usados pelas potências imperialistas beligerantes e criminosas que apoiam grupos terroristas no afã de impor seus desígnios. Impõem assim terrível e cruel martírio ao povo sírio, a fim de controlar seus recursos e, mais abrangentemente, a região e suas rotas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Organizações irmãs como a Federação Mundial da Juventude Democrática e Federação Democrática Internacional das Mulheres também têm se levantado permanentemente em apoio à luta pela soberania, a paz e por uma saída para a crise que se arrasta há já quase uma década. Ademais, e de forma expressiva, parlamentares e parte importante da população dos países agressores também já se manifestam contra o crime há muito preparado e cometido por seus governos, bradando em alto e bom som seu completo repúdio à empreitada beligerante que não os representa.

Em 2003, mais de 60 milhões de homens e mulheres, jovens e trabalhadores saíram às ruas para rechaçar a ensandecida guerra contra o Iraque deflagrada pelos EUA e seus aliados imperialistas, sob o mesmíssimo pretexto do uso de armas químicas, para justificar a injustificável invasão do país, o massacre do seu povo e o assassinato do seu presidente. Hoje, 15 anos depois, o Iraque ainda luta por se recuperar de tantos anos de intervenção e guerra que mataram ou forçaram ao refúgio milhões de pessoas e destroçaram a nação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As forças democráticas e amantes da paz em todo o mundo unem-se à resistência contra a imposição da guerra por potências que seguem impunes por crimes passados, mas de consequências persistentes, e que confabulam para cometer novos crimes contra a humanidade. Que a nossa força conjunta expresse o repúdio dos povos em todo o planeta contra os planos de dominação, subjugação, exploração e destruição que as forças imperialistas promovem como estratégia contra toda e qualquer nação que não se curve aos seus desígnios.

A defesa solidária da soberania da nação árabe-síria é dever e questão de todos os povos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

*Socorro Gomes foi deputada federal, presidiu o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e integra o Conselho Consultivo da entidade. É a presidenta do Conselho Mundial da Paz

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO