Camilo Irineu Quartarollo avatar

Camilo Irineu Quartarollo

Autor de nove livros, químico, professor de química, com formação parcial em teologia e filosofia.

129 artigos

HOME > blog

Devaneios do MAGA

Eles na rua e o povo na cafua. O povo tem de ir às ruas e não eleger essa gente, senão...

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apoia agressão de Donald Trump ao Judiciário brasileiro (Foto: Reprodução )

O governador do MAGA diz que Lula tem de ligar para Trump. Entretanto, o próprio Tarcísio foi desautorizado pelo filho do ex-presidente. O tal atrapalha, interpõe-se ao avanço das negociações das tarifas. O governo federal, que governa, no último dia treze de agosto, dispôs de trinta bilhões para ajudar as empresas afetadas, inclusive as paulistas, por meio de medidas chamadas de Plano Brasil Soberano, para proteger exportadores e empregos, e fazer do tarifaço mais uma marolinha.

É notório, nesses trópicos, que esse Tarcísio, carioca de origem e ministro do capitão, apareceu por aqui e recolheu de baciada os votos dos paulistanos numa enxurrada da ultradireita. Está enchendo o Estado de pedágios, e vibra. A preço de banana já vendeu a Sabesp e postula a presidência da República para fazer da Petrobras uma Sabesp vendida. A Petrobras e toda a independência energética. O capitão, nos quatro anos de motociatas, não conseguiu destruir tudo, mas, por certo, Tarcísio pode conseguir sob os aplausos de Trump.

Aliás, o que o MAGA ou o “grande dia” tem a ver conosco, brasileiros?! Nada. Trump não avisou aos russos, aos chineses e nem mesmo ao Brics, o qual escorre como o remanso do rio Amarelo da China. O chororô dos americanos é de quando eles impunham o dólar, que cai diariamente.

Entrementes, Tarcísio e os governadores temem o menino que está lá nos EUA, traindo a pátria-mãe. Talvez por isso o governador Tarcísio, fraco, evite falar sobre o prejuízo de São Paulo. Depois da reprimenda de Eduardo e de Trump, os candidatos da ultradireita, atrapalhados, limitam-se a críticas patéticas e medíocres, irreais, contra a governança de Lula. O moço, que recebe salário parlamentar sem ir ao Congresso, prometeu boicotar qualquer negociação tarifária e o candidatíssimo governador, ora paulista, não pode se meter. Faz uma política de café pequeno — feio, fraco e com formiga no fundo. Tarcísio é mais um apêndice do bolsonarismo e não quer virar apendicite. Não quer provocar o clã do deputadinho. O menino mesmo já lhe deu um “chega pra lá” e o governador pode perder o estribo eleitoral, mas tenta se segurar com retóricas e distorções.

Não há dúvidas de que o MAGA americano nos quer empurrar novamente para a senzala, só tonto não percebe. Eles na rua e o povo na cafua. O povo tem de ir às ruas e não eleger essa gente, senão... Como no dia seguinte à abolição, e devíamos estudar História, os escravizados foram mandados embora das fazendas com uma mão na frente e outra atrás, sem indenização, sem ajuda alguma, sem nada, descalços, em molambos e lamentos.

Em São Paulo, a onda MAGA ataca pela liquidação de empresa como a Sabesp, assim como o tal capitão de tornozeleira fez com o país, vendendo empresas estratégicas e pondo as contas para o povo pagar. Chamam o descamisado, o “recém-liberto”, de empreendedor, mas sem nenhuma condição de trabalho digno. Empresa pública saneada como a Sabesp, quem não quer?! A empresa pública vai para as mãos dos ricos, que têm prazo, empréstimos, nesse “negócio de pai pra filho”.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.