Dilemas não resolvidos da cúpula de Nova Deli

É mais do que uma tímida combinação diplomática que evita tocar em questões delicadas e controversas, a fim de evitar irritar os líderes seniores do grupo

Reunião é importante, mas muitos entraves internacionais não são resolvidos na cúpula
Reunião é importante, mas muitos entraves internacionais não são resolvidos na cúpula (Foto: Sputnik)


Clique aqui para receber notícias do Brasil 247 e da TV 247 no WhatsApp

Não há razão para não acreditar em um alto funcionário na Índia quando revela que a preparação da declaração final para a cúpula do G20, que Nova Deli acolheu recentemente, exigiu mais de 200 horas de negociação contínua, 300 reuniões bilaterais e 15 projetos. Por outro lado, não existem boas razões suficientes para permitir que o texto seja considerado. É mais do que uma tímida combinação diplomática que evita tocar em questões delicadas e controversas, a fim de evitar irritar os líderes seniores do grupo. A modéstia que caracterizou a linguagem da declaração sobre a invasão russa na Ucrânia, os problemas dos combustíveis fósseis, o aumento da capacidade global de energia renovável, as tempestuosas alterações climáticas, a vacilante reestruturação da dívida e outros problemas pendentes, torna legítimo levantar a questão de saber se os Estados-membros da Cúpula de Deli são o mesmo grupo de países em que a cúpula foi realizada na Indonésia há apenas um ano. Em Bali, a declaração final incluía uma condenação "firme" da guerra na Ucrânia porque ela "minava a economia global".

A crise das exportações 

É verdade que a ausência do Presidente russo e do chinês no evento indiano tiveram impactos significativos nas dinâmicas geopolíticas da reunião. A participação do presidente dos EUA, Joe Biden, reforçou a aliança entre os Estados Unidos e a Índia. No entanto, é importante observar que os resultados podem ser vistos como insuficientes quando se considera o grupo de países representados, que não reflete totalmente a diversidade global em termos de população, comércio e PIB. 

continua após o anúncio

A inclusão de países de diferentes regiões e níveis de desenvolvimento nas discussões globais é fundamental para abordar questões complexas e globais de maneira mais abrangente e inclusiva. A falta de representação mais ampla pode limitar a eficácia das decisões tomadas nos eventos semelhantes internacionais.

Após a conferência de Bali de 2022, alguns estavam otimistas em relação à melhores resultados com a realização da cúpula em Nova Deli.

continua após o anúncio

Hoje, as esperanças são repetidamente depositadas na próxima cúpula no Rio de Janeiro. Quanto àqueles que têm uma visão realista das cúpulas do grupo, sua visão interna equilibra os conflitos de seus líderes, tendendo ao pessimismo habitual em relação às recomendações que levam centenas de horas para serem formuladas. Mas no final, não vai além do combinado no papel e que fica por ali mesmo ao invés de ganhar os ares e se concretizar.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247