CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Neto Tavares avatar

Neto Tavares

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Advogado com ênfase em Direito Constitucional

25 artigos

blog

Dilma Vana Rousseff na Sorbonne

Dilma foi cirúrgica e deu uma aula honesta e precisa, digna dos grandes docentes da Sorbonne, dos fatores que levaram o Brasil ao caos

(Foto: Fernanda Peruzzo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma página importante da irrequieta história recente brasileira foi escrita no dia 17 de setembro de 2019. Afora o imenso respeito exprimido pelo decano da faculdade de letras da Sorbonne, Alain Tallon, para quem a Presidenta “é a mais ilustre cidadã brasileira”, o encontro da primeira geração da classe popular a estudar no exterior com a primeira mulher eleita Presidenta da República no Brasil é de uma força simbólica indescritível. A recepção à Dilma, pelo público do anfiteatro (Richelieu) de uma das instituições mais importantes do mundo, foi digna do pedido de desculpas que a sociedade brasileira ainda lhe deve. 

A pergunta designada pelo tema do evento (O Brasil ainda é o país do futuro?) foi respondida de bate-pronto, sagaz e limpidamente, por Dilma: “não existe país do futuro que não tem um presente.” Agarrando-se a este mote, a Presidenta destrinchou minuciosamente os processos políticos brasileiros recentes, desde os governos progressistas dos quais foi personagem central, passando pelas manifestações de junho de 2013 e desembocando na farsa do golpe a que foi submetida, na prisão de Lula e na fatídica eleição da extrema direita – é de suma importância, aliás, a repetição deste esclarecimento, como primorosamente o fez Dilma, mundo afora; quanto mais evidente se tornar o monstro da mentira que engoliu a democracia brasileira, mais chances e força existirão para a reversão deste trágico processo.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dilma, nesse sentido, foi cirúrgica e deu uma aula honesta e precisa, digna dos grandes docentes da Sorbonne, dos fatores que levaram o Brasil ao caos. Advogou que toda a sociedade brasileira é produto da escravidão, inclusive sua elite e classe média e, por consequência, reivindicou a inclusão social dos negros, mulheres e índios como a questão central para o “sonho brasileiro”.  

Foi debatida e criticada, outrossim, a controversa Anistia Recíproca. Para a Presidenta, ao não se punir as torturas cometidas durante o regime militar brasileiro, manteve-se intacta a ideia de que fosse possível impor uma ditadura a fim de transformar a sociedade; uma das razões pelas quais um protótipo de neofacista chegou ao poder. Com a mesma veemência, cabe salientar, foi tratado o lawfare infligido a Lula e os desdobramentos da Vaza-jato, tornando-se cada vez mais clara paro o mundo a falcatrua jurídica montada para impedir o maior – quiçá - líder político vivo do planeta a reassumir o seu posto. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para este mero mensageiro, porém, o mais marcante deste acontecimento foi a atestação da simbiose de Dilma com a geração que ela ajudou a alçar ao mundo através de programas como o Ciência sem Fronteiras e, mais genericamente, com a melhora da situação econômica das classes menos abastadas. O reconhecimento e gratidão de brasileiros que ali estavam, alguns dos quais terminando suas teses de mestrado e doutorado naquele mesmo influente espaço, era inequívoco.  

A conferência, nessa perspectiva, foi precedia pelo pujante e sensível documentário “Encantado, le Brésil désenchanté” do amigo Filipe Galvon. O documentarista é um notável exemplo dos brasileiros supracitados. Impulsionado pelas políticas inclusivas do Partido dos Trabalhadores, teve, enfim, o que lhe é de direito: uma oportunidade para mostrar o seu talento através de sua área de competência. Os anos Lula-Dilma mostraram, pois, que dar oportunidade à população é um dever constitucional do Estado, sua função e obrigação. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao final do evento, foi dada ao público a oportunidade de questionar a Presidenta sobre os variados temas debatidos durante sua fala. Atirou-me a atenção a tratativa de dois importantes questionamentos: a) Dilma foi indagada sobre a vigência do pacto de 1988, se ele ainda estaria em voga neste delicado momento de supressão de direitos trabalhistas, de reforma da previdência e da falta de perspectivas de crescimento e emprego. Para a ex-chefe do executivo, nessa monta, é preciso a construção de um novo processo de convenção social. O pacto que culminou na Constituição Federal, infelizmente, definha; b) quando questionada de onde consegue extrair forças para lutar e resistir depois de todos os episódios por ela vividos (prisão, tortura, câncer, impeachment), respondeu, de cabeça erguida, usando o exemplo de Lula: “quando o Presidente passava fome e só tinha uma garrafa de leite para beber, Dona Lindu o olhava e dizia: ‘resista, meu filho, teime!’”.

Teimar, então, deve ser a palavra de ordem do povo brasileiro, que quer que o país do futuro adiante os seus sonhos para o presente, que ele seja a realidade esboçada poucos anos antes. Para tanto, miremo-nos no exemplo daqueles que nunca desistiram da possível e verdadeira nação brasileira: Dilma Vana Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Josés, Marias e Marielles.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Guimarães Rosa

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Organizadores do evento: RED.br e ARBRE

Foto: Fernanda Peruzzo

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO