TV 247 logo
      Mauro Passos avatar

      Mauro Passos

      Engenheiro, ex-deputado federal pelo PT/SC, e presidente do Instituto Ideal

      80 artigos

      HOME > blog

      Dino x Lira. Que venha 2025

      "No próximo ano muita sujeira vai aparecer"

      Flávio Dino (Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

      Segunda-feira, 30 de dezembro, como sempre, todos os sentimentos voltados para a Virada do Ano. Independentemente de qualquer crise, faz parte da nossa cultura. Aeroportos, rodoviárias, estradas, praias e hotéis lotados. Numa Brasília esvaziada, um presidente da Câmara dos Deputados, desesperado, tenta marcar uma reunião de emergência com os líderes partidários. O assunto em pauta: o escândalo das emendas. Na sexta-feira, 27, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, tinha bloqueado 4,2 bilhões de reais autorizados por Arthur Lira, por falta de transparência com os recursos públicos.

      A indignação tomou conta da Nação. Num momento em que se discutia a necessidade de cortar gastos, o presidente da Câmara, sem qualquer pudor, chantageia o governo ao impor, no final do exercício legislativo, a farra das emendas. O que vai acontecer daqui para frente será um embate entre um Flávio Dino fortalecido e um Lira enfraquecido, já que, no início de 2025, ficará sem a presidência da Câmara e sem o poder da caneta.

      O texto é só um registro da bandalheira legislativa de final de ano. Obviamente, não se encerra aqui. Como os valores envolvidos são absurdamente altos e a indignação foi geral, no próximo ano muita sujeira vai aparecer. Até dentro da Câmara o desconforto é grande, pois quem não se beneficiou das emendas também está sob suspeita. A revolta da sociedade sobre o ocorrido foi uma agradável surpresa. Um sopro de esperança. No LinkedIn, onde comentei esse assunto domingo pela manhã, em poucas horas mais de 15 mil visualizações. Que venha logo 2025 e, com ele, um pouco mais de respeito com o dinheiro público. O importante é manter a lucidez e ter esperança na caminhada que nos espera. Até breve.

      * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: