CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

916 artigos

blog

Diplomação de Lula é choque de realidade

"Nesta segunda-feira, a diplomação de Lula enfrenta o 'canto do cisne' do golpismo bolsonarista", diz Eduardo Guimarães

(Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Uma das razões que tornam a física quântica impressionante reside na forma como elétrons se movimentam nas órbitas de um átomo; em nível subatômico, um elétron pode existir em mais de um lugar ao mesmo tempo -- o que, entre outros fatores, deu vazão à teoria do multiverso, ou seja, de que a existência se divide em realidades paralelas e alternativas. 

O Brasil vive situação análoga à Interpretação de Muitos  Mundos (IMM), formulada, inicialmente, pelo físico teórico estadunidense Hugh Everett (1930 - 1982). No universo em que vivemos, Lula foi eleito presidente da República e ele governar o Brasil é tão certo quanto o alvorecer de cada dia; no "multiverso da loucura" do bolsonarismo, porém, "nada está perdido", no que diz respeito à eleição. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa frase surgiu na última sexta-feira (9). Após  mais de 40 dias de bico fechado, Bolsonaro  conversou com apoiadores no "cercadinho" do Palácio da Alvorada. Durante um discurso ambíguo e falsário, o chefe do Executivo pediu união dos golpistas enquanto afirmava  que "nada está perdido", em relação à sua manutenção no poder. 

A ambiguidade e as insinuações de Bolsonaro foram entendidas como ameaças golpistas, por óbvio. Mas, vendo o desenrolar dos acontecimentos, parece que ele e seus fanáticos estão fora da realidades DESTE universo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As falas soltas de militares da ativa ou da reserva instalados nas três Forças ou no governo Bolsonaro não passam de insubordinação. Não que o onipresente Alto Comando das Forças Armadas seja lá tão democrático, mas não é de seu interesse confrontar a comunidade internacional e, sobretudo, os Estados Unidos, preocupados com o "trumpismo" tupiniquim, tão ruim quanto o "bolsonarismo" norte-americano. Ou pior. 

Os militares sabem que muitos desses empresários golpistas estão flertando com a própria ruína, que adviria de retaliação da comunidade internacional, conforme várias potências vêm avisando que ocorrerá em caso de ruptura institucional e democrática no Brasil. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta segunda-feira, a diplomação de Lula enfrenta o "canto do cisne" do golpismo bolsonarista, com seus devotos seguindo a receita do "líder supremo" da falta de espírito público, da malandragem, da  mentira, da preguiça, da inveja, da maldade e da insensibilidade. 

Ver Lula ultrapassar mais essa etapa sem que o golpe militar, esperado para hoje, ocorra, seguramente vai produzir um choque de realidade no bolsonarismo mais psicótico, do qual as reações são sempre imprevisíveis. Alguns vão, apenas, cair na choradeira, mas outros vão apelar à linguagem que melhor conhecem: a linguagem da violência. Cadeia neles, pois!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO