CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Douglas Belchior avatar

Douglas Belchior

Formado em História pela PUC/SP, professor Rede Pública Estadual; Fundador e professor no Movimento Uneafro-Brasil; ativista do movimento negro

3 artigos

blog

Discurso de posse de Lula em 1 de janeiro de 2003 e seu julgamento em 2018, enquanto eu sonhava.

O que ficou registrado​ apenas como a maior comemoração de uma vitória eleitoral que o país já viu se transformou em mobilização permanente em nome de uma revolução democrática a partir do povo, com o povo e para o povo

O que ficou registrado​ apenas como a maior comemoração de uma vitória eleitoral que o país já viu se transformou em mobilização permanente em nome de uma revolução democrática a partir do povo, com o povo e para o povo (Foto: Douglas Belchior)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Brasileiras e brasileiros, não tomamos o poder, vencemos apenas uma eleição. E para chegar até aqui, tive que fingir. Assinei uma 'Carta aos Brasileiros' me comprometendo com os ricos e poderosos. Não fosse assim, nem o exército, nem os banqueiros e nem a Globo permitiriam nossa vitória nas urnas. Eles querem que eu governe pra eles. Eles querem que façamos como eles sempre fizeram, política com acordos no congresso, pagamento por fora para os deputados apoiarem o governo, esquemas com empreiteiras para desviar recursos públicos para financiamento de campanha eleitoral, enfim, essas picaretagens comuns entre os partidos da direita e dos ricos, mas que nós sempre condenamos.

Meu povo, eu quero e vou cumprir meu compromisso com vocês. E para isso preciso fazer uma escolha muito importante. Para fazer uma política que garanta três refeições diárias para cada brasileiro e acabar com a miséria; para levar luz para todos, garantir o direito ao pobre de ter suas coisinhas, comprar geladeira, liquidificador, microondas, televisão, trocar sua mula por uma motocicleta, mas também ter uma escola e um posto de saúde melhores; Para ter uma política de moradia decente, sua casa, sua vida, e para levar água pro nordeste; Para dar direito ao filho do pobre, da empregada doméstica, do pedreiro, entrar na universidade e virar advogada, engenheira, médica, andar de avião, mudar de emprego; para fazer reforma agrária e enfrentar o monopólio da grande mídia que na primeira oportunidade, vai tentar nos derrubar. Enfim, para ter direito à um pedacinho da riqueza que nós trabalhadores produzimos, NÓS VAMOS TER QUE BRIGAR, DESCER O MORRO, OCUPAR AS RUAS, FAZER PRESSÃO TODO DIA, LUTAR, LUTAR E LUTAR!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As elites brasileiras são preconceituosas, racistas ao extremo. Eles nunca vão aceitar que um sindicalista, retirante nordestino sem estudo, seja um presidente para lutar por seu povo. A elite brasileira é golpista, entreguista, tem ódio de pobres, negros, nordestinos, gays e tudo que fuja ao seu controle. Querem que eu faça uma aliança, que eu aumente seus lucros em troca de aumentar para nós, as migalhas.

Mas nós não somos inocentes. Nós sabemos que na primeira oportunidade, na primeira crise, no primeiro sinal de fraqueza, eles vão nos derrubar e tomar de volta o governo. Fizeram isso com Getúlio e João Goulart. Vão fazer o mesmo com a gente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Me convidaram pra ir ao Jornal Nacional ontem, logo depois do resultado oficial. Não aceitei. A Globo, como sempre disse o companheiro Brizola, é o maior câncer do Brasil. É a inimiga número 1 da democracia brasileira. Pois fiz a escolha: Me recuso governar conciliado à burguesia entreguista, ao parlamento corrupto, à uma mídia golpista, à um judiciário conivente. Vou governar aliado à partidos e parlamentares decentes, às igrejas progressistas, ao setor do empresariado produtivo e nacional, aos sindicatos de luta, aos movimentos populares, vou governar ao lado do povo que sempre esteve comigo.

Desçam o morro, ocupem as ruas, mobilize sua escola, sua igreja, seu bairro. Eles tentarão nos derrubar. Mas nós somos mais fortes, nós somos a maioria."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E o que ficou registrado​ apenas como a maior comemoração de uma vitória eleitoral que o país já viu se transformou em mobilização permanente em nome de uma revolução democrática a partir do povo, com o povo e para o povo.

Daria certo? O governo duraria? Jamais saberemos​. Mas, na pior das hipóteses, eles tomariam de volta o poder por um golpe, retirariam direitos e imporiam um regime de exceção. Soa familiar? Por outro lado, a nós restaria um legado histórico pedagógico de luta e resistência. E certamente as esquerdas não se resumiriam ao pó que hoje somos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E O QUE ME FAZ ACREDITAR NESSA LOUCURA? Respondo: as milhares de pessoas em defesa de Lula e de seu direito em concorrer às eleições presidenciais deste ano, mobilizadas em Porto Alegre e em todo país.

Tarde demais? Às vezes acho que sim. Outras vezes acho que não. E que bom que a luta política é histórica e não matemática.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E eu? Ora, estou no mesmo lugar que estaria em 2003 de meus sonhos: Adivinha?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO