CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Discurso golpista afasta Centro e isola Bolsonaro

"Bolsonaro sabe que precisa avançar ao centro para ter alguma chance e a narrativa golpista só conseguiu assustar esses setores", analisa Helena Chagas

(Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

Jair Bolsonaro compareceu ao esvaziado ato anti-STF de Brasília e mandou um vídeo ao de São Paulo, mas é nítido que baixou o tom. Não discursou no DF e ficou no leto-lero para agradar aos paulistanos. Por que? Porque foi avisado por coordenadores políticos da campanha de reeleição que, pelos primeiros levantamentos, o discurso golpista contra o Supremo e as ameaças à eleição não angariaram um só voto a favor de sua reeleição. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro continua encarcerado em sua bolha, e foi para agradá-la que marcou certa presença cautelosa nos atos.  Mas sabe que precisa avançar ao centro para ter alguma chance de chegar mais perto de Lula na eleição, e a narrativa golpista de colocar as Forças Armadas para contar votos só conseguiu assustar esses setores. Foi lembrado que, na última investida antidemocrática, no 7 de setembro, amargou o crescimento de sua rejeição nas pesquisas por quatro meses. 

Não por acaso, a frente democrática que Lula tenta construir em torno de sua candidatura avançou nos últimos dias, quando vimos personagens como João Doria defender o diálogo com o petista e como Armínio Fraga declarar voto nele num segundo turno. Mesmo setores antipetistas do establishment já admitem, nas conversas, que diante de um presidente que prega o golpe - e que tem grandes chances de desferi-lo se for reeleito -  e Lula, não há alternativa a não ser ficar com o segundo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É por aí que as tentativas de comparar Lula e Bolsonaro, como fez parte da mídia nas manifestações de 1 de maio, vão ficando cada vez mais sem sentido. Dizer que os atos sindicalistas dos aliados de Lula foram tão esvaziados quanto as manifestações golpistas de Bolsonaro é  comparar laranja com abacaxi.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Há muitos anos as centrais sindicais fazem atos e reúnem sindicalistas e simpatizantes - às vez mais gente às vezes menos, mas são manifestações desse público, que não atraem e nem convidam outros grupos. Lula tinha que estar lá, mas o ato do Pacaembu não era, e não foi planejado para ser um comício do petista. Não serve de medida política para nad

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já os atos convocados para bater no STF e pregar o golpe tiveram a clara intenção de reunir muita gente e amedrontar a população e as instituições da democracia.   Não conseguiram.  Seu esvaziamento, sim, serviu de medida para alguma coisa: o esvaziamento de Bolsonaro e sua bolha golpista, e a configuração que começa a se consolidar no quadro eleitoral: de um lado, o risco à democracia; de outro, todos os que são contra o golpe, que representam a ampla maioria.

A novidade é que Lula, cada vez mais, agrega essas forças em torno de sua candidatura.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO