CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Dois pesos e duas medidas nas cobranças do mercado a Lula

"Muitos dos que exigem hoje posicionamentos de Lula e Haddad fingiram não ver quando Bolsonaro fez gato e sapato da responsabilidade fiscal", diz Helena Chagas

Lula e Fernando Haddad (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o 247

Será que alguém esperava que o governo Lula não tirasse as estatais da lista de privatizações? Isso era tão certo quanto o fato de Jair Bolsonaro estar a essa hora comendo frango frito em Orlando. O discurso de posse em que Lula falou da "estupidez" do teto de gastos para, em seguida, dizer que tem responsabilidade, também não fugiu ao padrão que marcou a campanha. Fernando Haddad, por sua vez, tem feito pronunciamentos mais do que equilibrados em suas poucas horas como ministro da Fazenda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por que então os chiliques do mercado?

Alguns de seus representantes chegam inclusive a apontar uma falsa derrota de Haddad na questão das isenções tributárias dos combustíveis, inaugurando, desde já, a suposta - e esperadíssima - disputa entre o novo ministro da Fazenda e a ala política-petista do governo. Como se Haddad, ele próprio um político do PT,  tivesse se tornado neoliberal da noite para o dia. Estaria, no mínimo, do lado errado, segundo a narrativa corrente. Afinal, o espetáculo que a plateia quer assistir é seu embate com Simone Tebet, a nova ministra do Planejamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, a medida provisória que Lula assinou prorrogando por 60 dias essas isenções - com exceção dos casos do gás e do diesel, isentos até o fim do ano - não representou vitória de ninguém, a não ser do bom senso. Estabeleceu prazo para retirada do subsídio, que será preparada. Tempo também para se discutir a nova política de preços dos combustíveis. Evita-se, assim, impacto maior na inflação.

Haddad não perdeu nem ganhou, assim como ninguém até agora - exceção talvez de investidores que caíram na conversa da insegurança. Esta foi enriquecida por cobranças de que não basta, a um ministro da Fazenda que assumiu literalmente anteontem, prometer apresentar ao país uma nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre do ano. Deveria já tê-la detalhado, cobram essas vozes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que as absurdas cobranças a um governo que completa hoje 72 horas mostram é que boa parte do establishment continua a usar dois pesos e duas medidas em relação a inquilinos do Planalto. Muitos dos que exigem hoje posicionamentos de Lula e Haddad fingiram não ver quando Bolsonaro fez gato e sapato da responsabilidade fiscal.

O que nos leva a concluir que, nessa parte do universo, continua tudo igual. Do outro lado da oscilação do dólar e das bolsas, muita gente, como sempre, especulando e ganhando. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO