CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Nêggo Tom avatar

Nêggo Tom

Cantor e compositor.

331 artigos

blog

Dom Orlando Brandes. O profeta antifascista de Aparecida

"Cristão não deveria fazer gesto “arminha”, e tampouco aliar-se a quem apoia a tortura e a pena de morte. Cristo não estaria ao lado de Bolsonaro"

Dom Orlando Brandes celebra missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Durante missa celebrada em homenagem à padroeira do Brasil, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, aproveitou o sermão para transmitir uma mensagem contundente e que deveria provocar bastante reflexão, não só nos católicos, mas, em toda a sociedade cristã.

A celebração que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, inclusive, foi convidado a fazer uma leitura e também comungou, durante a liturgia eucarística, ficou marcada por um posicionamento firme de Dom Orlando, contra o que ele chamou de “Dragão do tradicionalismo”, que vem provocando uma inversão nos valores cristãos dentro da igreja.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Citando nominalmente a direita, o Arcebispo a classificou como “Injusta e violenta”, e pediu para que os fiéis estivessem mais atentos às injustiças e à desigualdade que tal ideologia política sempre semeou no país e no mundo. Como já era de se esperar, Dom Orlando recebeu inúmeros ataques de tradicionalistas católicos e de outros tantos papagaios de pirata, que, para variar, o chamaram de comunista e de infiltrado na igreja.

Curiosamente, Jesus Cristo fez o mesmo com os tradicionalistas e conservadores de seu tempo. Chamando os Sumos Sacerdotes e os doutores da lei daquela época de "Hipócritas", ele condenou a dureza de seus corações e a impiedade que praticavam contra o próximo, sob o pretexto de estarem defendendo as leis de Deus. No Livro de Mateus, capítulo 23, Jesus lhes diz o seguinte:  
“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.
14 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócrit as! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.
15 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócrit as, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Analisem as palavras de admoestação que Jesus emprega contra os fariseus de ontem, e digam que não possuem o mesmo significado das palavras que Dom Orlando empregou em seu sermão. E Jesus segue: Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. 28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.”

Dom Orlando apenas repetiu, em seu tempo, a mensagem daquele que ele, como Sacerdote cristão, deve ter como mentor e mestre. Sobre os ataques que não apenas ele, mas também o Papa Francisco estão sofrendo, no mesmo capítulo do livro de Mateus, Jesus também tem a resposta. Ei-la:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Serpentes! Raça de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno? 34 Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade. 35 E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar. 36 Eu lhes asseguro que tudo isso sobrevirá a esta geração.&rd quo;

Recorro a textos bíblicos, cujas palavras foram proferidas pelo líder maior do cristianismo, para mostrar a alguns cristãos, que eles estão na contramão daqueles que acreditam estarem seguindo. Cristão não deveria fazer gesto “arminha”, e tampouco aliar-se a quem apoia a tortura e a pena de morte. Cristo não estaria ao lado de Bolsonaro. Ou algum cristão acredita no contrário? Cristo também não estaria hoje ao lado dos tradicionalistas e conservadores. Seria contraditório com a sua mensagem de amor ao próximo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sob a égide da defesa da tradição, os sacerdotes de seu tempo cometiam abusos, violência e assassinatos em nome de Deus.  Jesus Cristo colocou-se em oposição a eles, porque o Deus que o enviou tem lado. Quem ignora a injustiça social e a desigualdade, não está ao seu lado. Eu sei que é bobagem falar isso aqui, pois muitos permitiram-se ficar cegos diante do surgimento de um messias factoide, que, usando a mesma tática de persuasão que Judas Iscariotes tentou aplicar em Jesus, conseguiu despertar o ódio adormecido em milhares de corações cristãos.

Sob argumentos semelhantes e instigados pela ideologia dos governantes de outrora, a maioria que pediu para soltar Barrabás e crucificar Jesus, era cristã, tradicional, conservadora e defensora da família, da moral e dos bons costumes. Ou não era? Conservadorismo é sinônimo de hipocrisia, falsidade, preconceito, injustiça, desigualdade, ignorância e desamor. Ser conservador e tradicionalista, é sentir saudades dos tempos onde matava-se em nome de Deus, escravizava-se seres humanos em nome do progresso, legitimava-se a superioridade de uma determinada raça para justificar a inferiorização de outra e cometia-se toda sorte de crimes contra a dignidade humana, em nome da lei.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Obrigado, Dom Orlando Brandes! O céu e o coração de milhões de cristãos, estão em festa com as suas palavras! Que Deus o abençoe e o proteja, desses ditos seguidores do evangelho de cristo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO