Antônio Carlos de Almeida Castro avatar

Antônio Carlos de Almeida Castro

Advogado criminalista

35 artigos

HOME > blog

É a política, estúpido!

Mesmo a direita mais empedernida teria vergonha de defender a crise do IOF. Esta crise só existe porque não existe política no governo.

É a política, estúpido! (Foto: Lula Marques/Agência Brasil )

O IOF, motivo da maior derrota do Governo no Congresso, é um imposto pago por pessoas físicas e jurídicas em operações financeiras de empréstimos, câmbio, seguro ou que envolvam títulos ou valores mobiliários. Um dos grandes "problemas" é o gasto com cartões de crédito no exterior.

Certamente os pobres não pagam este imposto; até por isto o IOF está no centro de toda discussão política. Fosse um imposto de pessoas não abastadas, certamente passaria despercebido.

Você já viu o povão dizendo que não quer pagar IOF sobre o cartão que usa nas viagens ao exterior? Piada. É claro que existe um efeito para os pequenos empresários, mas nada que justifique esta agressividade com que se ouve a Câmara e o Senado, afrontando o Executivo.

É claro que resta a saída de questionar a constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal. A Corte acataria a tese. Mas o desgaste do Supremo junto ao Congresso seria terrível, em um momento já tão delicado, com a Ação Penal dos golpistas prestes a ser julgada. Outra vez a decisão deve ser política por parte do Executivo. Penso que o ideal é não expor a Suprema Corte.

O governo está perdido, não tem interlocução, não faz política. Mas perder para este pequeno grupo bilionário que domina o país é ridículo. Que falta faz um político na condução do governo.

A direita tem o direito de proteger os privilégios de quem paga seus mandatos, sua boa vida, suas benesses, mas, se o governo – que é de centro-direita – tivesse um segundo de articulação, iria mostrar o quão ridículo é esta crise do IOF.

Mesmo a direita mais empedernida teria vergonha de defender a crise do IOF. Esta crise só existe porque não existe política no governo. Não existe política. É claro que é dificílimo para qualquer Presidente governar em um sistema presidencialista com um Congresso como o atual. Como o Lula teve que fazer uma aliança muito ampla para derrotar o fascismo nas eleições de 2022, a governabilidade ficou presa a este leque muito amplo. Alguns agem como aproveitadores. O experiente Ulysses Guimarães costumava dizer: "Você está achando ruim este Congresso Nacional? Aguarde o próximo."

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados