CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Henrique Dias avatar

Luiz Henrique Dias

Professor, gestor público e mestrando em História da UNILA

40 artigos

blog

Economia Metropolitana: São Paulo perde em "inteligência" para Curitiba

O importante, seja quais forem as ideias, é não perdermos tempo. A cidade têm quase 12 milhões de habitantes, 1 milhão de crianças na rede pública municipal e outros 2 milhões de desempregados ou subempregados. Inteligência, de verdade, é utilizarmos todo esse bônus população e essa força de trabalho ociosa pra gerar riqueza para nós mesmos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

No quesito "inteligência" urbana, a cidade de São Paulo - a maior e mais moderna capital da América Latina - foi ultrapassada por Curitiba, capital paranaense. 

A análise é feita a partir de diversos parâmetros como urbanismo, governança, inovação, educação e economia. 

Dentre os quesitos que nossa cidade mais perdeu pontos estão educação, saúde, energia e economia. 

Mas é possível sim recuperar a liderança e o protagonismo de São Paulo nas pesquisas de "inteligência". Vejamos:

Educação: continuar a construção de CEUs e a expansão da rede própria de creches. A cidade precisa se unir para ampliação do IDEB (índice da educação básica) e participação dos alunos da rede em olimpíadas de matemática e ciências. Outro fator ligado diretamente ao rendimento escolar é a merenda (reestabelecer o compra direta do produtor) e a volta do programa de leite. 

Saúde: a cidade mantém um modelo de convênios com OSs que distância a gestão municipal do morador e faz a rede muito heterogênea. Precisamos avançar na rede própria, ampliar a atenção básica e terminar o hospita de Parelheiros. Além disso, revogar o fechamento das AMAs feito pelo ex-Prefeito João Doria. 

Energia: a Câmara de São Paulo precisa voltar a discutir os índices de emissão de carbono e o uso de veículos limpos, como o elétrico. Ainda, a substituição da rede de iluminação por LED e a retomada da expansão das ciclovias contariam pontos.

Economia: geração de empregos descentralizados, dinamização da economia de serviços e a volta da indústria num outro viés - a indústria de altíssima valos agregado - para antigas áreas industriais deterioradas, além da criação de um banco municipal de fomento ao empreendedor, uma espécie de BNDES paulistano, seriam caminhos importantes para catalisar a economia de São Paulo. 

O importante, seja quais forem as ideias, é não perdermos tempo. A cidade têm quase 12 milhões de habitantes, 1 milhão de crianças na rede pública municipal e outros 2 milhões de desempregados ou subempregados. Inteligência, de verdade, é utilizarmos todo esse bônus população e essa força de trabalho ociosa pra gerar riqueza para nós mesmos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO